Pesquisa oferece indicativos para aproximar os jovens da igreja

A partir de fevereiro, o Prof. Dr. Júlio Adam estará coordenando uma pesquisa que articulará propostas com o objetivo de despertar no público jovem um maior engajamento confessional no âmbito da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).

A proposta de investigação, financiada pela Faculdades EST e pela Obra Missionária Evangélica Luterana da Baixa Saxônia (OMEL), com o apoio da Secretaria Geral e do CONAJE, foi inspirada no tema da IECLB em 2012 – Comunidade Jovem, Igreja Viva –, e envolverá cerca de 15 estudantes do Bacharelado em Teologia.

“Acho que a igreja lida com um modelo de trabalho com jovens que funcionou há 30 anos, mas que não conseguiu se atualizar frente às mudanças culturais e societárias vivenciadas, por exemplo, pela emergência de grupos organizados em redes virtuais”, destacou Adam.

Na avaliação do professor, o jovem de hoje é multifacetado e a igreja está desafiada a identificar e a desenvolver trabalhos específicos que contemplem essa variedade de culturas juvenis. “Nosso trabalho será desenvolvido a partir da influência da mídia, da cultura pop, da música e do cinema na constituição identitária destes jovens, permitindo que os rumos da pesquisa sejam norteados pelas perspectivas e pontos de vista dos próprios integrantes”, esclareceu.

Dividida em três estágios de trabalho, a primeira etapa da pesquisa consistirá na identificação de referências bibliográficas e no mapeamento da realidade dessa juventude multifacetada que compõe o atual cenário religioso brasileiro.

Na segunda etapa do projeto, os estudantes de Teologia que atuarão como pesquisadores-participantes terão a oportunidade de conhecer e vivenciar a realidade de grupos de jovens da IECLB organizados na região metropolitana de Porto Alegre. Esse contato direto com os jovens, somado às referências bibliográficas e estatísticas, dará o embasamento necessário para que sejam traçados indicativos norteadores do trabalho com jovens em âmbito confessional.

Na terceira etapa os resultados e propostas serão desenvolvidos em forma de atividades de formação e capacitação para as comunidades e lideranças. Em todo o processo a parceria entre a Faculdades EST e as comunidades será imprescindível.

Para o reitor da Faculdades EST, Prof. Dr. Oneide Bobsin, o desenvolvimento desta pesquisa, que se estenderá até o final de 2014, possibilitará à instituição ouvir o clamor das comunidades jovens da IECLB e da própria sociedade, entusiasmando a criação de cursos capazes de formar lideranças engajadas à realidade juvenil brasileira.

Jornalista responsável: Micael Vier Behs

• Comunidade da Paróquia Evangélica de Boa Vista conhece o campus da Faculdades EST

• Pesquisador José Roberto Limas da Silva participa de discussão sobre a metodologia da pesquisa na Faculdades EST

• Pastor Walter Altmann abre o semestre letivo do curso de Teologia da Faculdades EST