Perdão: Onde espiritualidade e saúde se encontram

A Faculdades EST foi sede nesta semana do encontro para traçar os encaminhamentos do II Seminário de Espiritualidade e Saúde da Santa Casa e X Simpósio Internacional de Aconselhamento e Psicologia Pastoral da Faculdades EST que ocorrem nos dias 17, 18 e 19 de setembro com atividades na Santa Casa de Porto Alegre e na Faculdades EST. A coordenação geral do evento é do Prof. Dr. Fernando Lucchese e da Profa. Dra. Karin Kepler Wondracek. Eles foram recebidos pelo reitor da Faculdades EST, Prof. Dr. Wilhelm Wachholz, e pelo pró-reitor de Ensino e Extensão, Prof. Dr. Remí Klein.

Durante a reunião, os organizadores enfatizaram a vontade de fazer um simpósio com abordagem cristã. “Quando resolvemos falar sobre o perdão, tive certeza de que esse seria um tema absolutamente cristão”, enfatizou Lucchese, ao salientar a convergência do trabalho entre a Santa Casa e a Faculdades EST. Os organizadores acreditam que conseguiram formatar eventos que abrangem tanto a perspectiva popular quanto a perspectiva acadêmica, propriamente dita. “A espiritualidade faz bem ao coração e, por isso, acho que é histórico o fato de conseguirmos desenvolver essa colaboratividade sobre eventos tão importantes”, salientou Prof. Wachholz, ao ressaltar o aspecto interdisciplinar das atividades.

No início deste ano, uma reunião organizada pela Sociedade de Psicologia de São Leopoldo, que aderiu ao estudo do tema sobre o perdão, foi realizada na Faculdades EST. Na ocasião, a advogada Ma. Regina Tramontini falou sobre o perdão na área jurídica e o teólogo Prof. Dr. Rudolf von Sinner destacou o perdão na contemporaneidade. O evento vem sendo organizado e construído desde 2014, pelo Grupo de Pesquisa em Aconselhamento e Psicologia Pastoral.

Link do evento: www.simposiodoperdao.com.br

Inscrições

Os interessados podem se inscrever até o dia do evento. Os valores sãos seguintes:

Profissionais e público em geral: R$200,00 (até 10/08) R$300,00 (após 10/08)

Estudantes de graduação: R$50,00 (até 10/08) R$100,00 (após 10/08)

Estudantes de pós-graduação, professores de escolas públicas, religiosos e líderes de ONGs: R$100,00 (até 10/08) R$200,00 (após 10/08)

Professores e pesquisadores: R$120,00 (até 10/08) R$240,00 (após 10/08)

II Seminário de Espiritualidade e Saúde da Santa Casa

Quinta-feira, 17/09/2015, manhã

Plaza São Rafael - Centro de Eventos São José

08h - Abertura

08h10 - Perdoar faz bem à saúde, Prof. Dr. Fernando Lucchese e Prof. Dr. Mauro Pontes (Santa Casa)

08h30 - Ciência e Perdão, Prof. Moacir Costa de Araújo Lima (PUC)

08h50 - O que eu aprendi sobre o perdão?, Prof. Dr. Everett Worthington (Universidade de Virgínia, EUA)

09h30 - Perdoar para não me perder, Psicóloga Marilena Marasca (Centro Jesuíta de Lyon)

09h50 - Intervalo

10h10 - Arte e perdão, Psicólogas Karin K. Wondracek e Roseli Kühnrich Oliveira (GACPP EST)

10h30 - Entre o perdão e a vingança, Prof. Dr. Antônio Moser (Editora Vozes)

10h50 - Perspectiva judaica: perdão humano ou divino?, Rabino Guershon Kwasniewski (SIBRA, Porto Alegre)

11h10 - O perdão escandaloso de Cristo, Prof. Dr. Rudolf von Sinner(Faculdades EST)

11h30 - FARC e ETA: Perdoar ou não?, Prof. Dr. Xabier Etxeberria Mauleon (Universidade de Deusto, Espanha)

12h10 - Perdoar e agir, Diza Gonzaga (ONG Vida Urgente!)

12h20 - Encerramento do II Seminário de Espiritualidade e Saúde da Santa Casa, Arcebispo Dom Jaime Spengler

Quinta-feira, 17/09/2015, tarde

15h30 - Entrega das credenciais

16h30 - Apresentação de comunicações I