Pastores testemunham sobre o que é ser IECLB no Espírito Santo

Na segunda-feira, 30, oito pastores da IECLB e um músico vindos do Espírito Santo estiveram reunidos, no auditório Ernesto Schlieper, com estudantes de teologia numa roda de conversa sobre formação teológica, práticas pastorais e ecumenismo.

A comitiva de pastores capixabas veio ao Rio Grande do Sul a convite do Sínodo do Vale do Taquari que, em 2012, promoveu a 4º Ação Sinodal – Missão nas Comunidades. “Enquanto estiveram conosco, os pastores realizaram 54 cultos anunciando o evangelho e testemunhando o que é ser igreja de confissão luterana no Espírito Santo”, disse o pastor da paróquia de Estrela, Gilciney Tetzner.

Estudante do sétimo semestre de teologia na EST, o capixaba Evandro Elias disse que o encontro serviu para avaliar as ações realizadas no contexto do Sínodo Espírito Santo a Belém, bem como para que os estudantes pudessem expor suas dúvidas em relação ao ministério. “É bom saber que não estamos esquecidos pelo nosso sínodo e que a iniciativa desse encontro partiu dos próprios pastores”.

Integrante da comitiva, o pastor de Alto Jatibocas, Wili Beno Bauermann, disse que há 10 anos a Faculdades EST era um centro de formação voltado a estudantes da IECLB e que, hoje, a instituição se abre para pessoas de outras igrejas. “Essa convivência ecumênica é uma rica oportunidade para que a gente possa firmar a nossa identidade”.

Fazendo eco às palavras do pastor capixaba, o estudante Jovan Mendvral, destacou que atualmente a EST realiza um movimento de abertura para estudantes de outras confessionalidades. “Esse processo é necessário e podemos aprender muito convivendo e estudando ao lado de pessoas que têm uma perspectiva religiosa diferente da nossa”.

Coordenador do Bacharelado em Teologia, o pastor Dr. Rodolfo Gaede Neto, disse que a visita dos pastores capixabas era um momento significativo para a EST, que mantém uma boa relação com as comunidades da IECLB espalhadas por todo o país. “A manutenção da nossa instituição depende dessa relação e o nosso objetivo é que a EST seja permanentemente inserida no roteiro de grupos da nossa igreja que visitam o Rio Grande do Sul”.

A 4º Ação Sinodal – Missão nas Comunidades foi um evento alusivo às comemorações dos 500 anos da Reforma, que se comemora em 2017.

Jornalista responsável: Micael Vier Behs

• PPG Acadêmico - Aprovados e Aprovadas

• Vestibular 2021/1 - Lista de aprovados e aprovadas

• Pré-lançamento do Beatitude: Centro de Espiritualidade, Psicologia e Bem Viver da Faculdades EST