Notícias

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST.

Parceria internacional


Parceria internacional

Desde 2013, a Faculdades EST possui um acordo de cooperação bilateral com a Faculdade de Teologia da Universidade de Stellenbosch. No mesmo ano, o Prof. Dr. Rudolf von Sinner foi nomeado Professor Extraordinário daquela Universidade, um tipo de professor visitante do programa. A nomeação tem validade para três anos, e foi renovada agora em 2016 por mais três anos. Além de honrosa, é uma forma importante de consolidar a parceria.


Durante o mês de outubro, a EST esteve presente na IV Consulta da Rede Global de Teologia Pública (GNPT), realizada de 24 a 26 de outubro de 2016, sobre "Democracia e justiça social em contextos glocais". Participaram o doutorando Raphaelson Steven Zilse, o egresso da EST e pós-doutorando na Universidade de KwaZulu Natal em Pietermaritzburg, Dr. Felipe Gustavo Koch Buttelli, e o Prof. Dr. Rudolf von Sinner. Os três apresentaram comunicações. Prof. Rudolf falou sobre "Justiça, violência e dignidade humana no Brasil", analisando a culturalmente arraigada - e muitas vezes religiosamente reforçada! - noção de uma justiça retributiva e vingativa que parece estar atrás de muitos atos de violência, e que deve ser substituída por uma noção de justiça transformadora.


Para Raphaelson, a experiência no seminário deste projeto Sul-Sul, onde ele colocou em discussão o texto Decolonizando a humanidade: o papel da teologia na (re)construção do que é humano, foi importante para ver e sentir a concretude de contextos-outros onde a teologia necessita ouvir o clamor por uma voz profética. “A despeito de poder se pensar assim, o fazer teológico não pode ser aprofundado com uma mera inserção no público, mas, antes, necessita de um emergir do público em sua pluralidade e desigualdade”, salienta Raphaelson. “Ouvir e falar, ver e julgar, pensar e fazer teologia em conjunto, este é um processo que parece estar em promissor desenvolvimento neste diálogo”, afirma.


No momento, também está em vigência um projeto de pesquisa em conjunto com a Faculdade de Teologia de Stellenbosch e a Faculdade Unida de Vitória/ES, Brasil – Cátedra João Dias de Araújo de Teologia Pública, sobre bases teológicas da teologia pública, com apoio do CNPq (Edital Universal 2014/17), coordenado pelo Prof. Dr. Rudolf von Sinner. Raphaelson e Felipe fazem parte do projeto e participaram de um seminário específico do projeto, na segunda-feira, 28 de setembro, no Centro Beyers Naudé de Teologia Pública.


Na foto, o Executivo da Rede Global de Teologia Pública 2016/2019.


 


Fique por dentro


Fique por dentro do que acontece na Faculdades EST. Confira abaixo as últimas notícias:

Receba novidades da Faculdades EST por e-mail

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST. Preencha o seu endereço de e-mail no campo ao lado para que possamos lhe enviar mais informações. Prometemos não enviar SPAM´s nem tampouco divulgar o seu endereço para terceiros.