Parceria deverá conceber bolsa de mestrado na Itália

Através da intermediação do professor Dr. Roberto Zwetsch, o Programa de Pós-Graduação da Faculdades EST está articulando parceria com o Instituto de Estudos Ecumênicos São Bernardino, de Veneza, na Itália.

Um primeiro contato presencial entre representantes das duas instituições indicou a possibilidade de oferta de uma bolsa de estudos para que um estudante concluinte do Bacharelado em Teologia na EST possa cursar o mestrado na Itália, além do intercâmbio de professores entre os dois centros de estudos e pesquisas na área teológica.

“Nossa ideia é começar aos poucos para que, ao longo do tempo, possamos ampliar esse movimento de aproximação entre as duas instituições”, disse o presidente do Instituto São Bernardino, Frei Roberto Giraldo, em visita a São Leopoldo na terça-feira, 30.

Segundo Giraldo, o bacharel em Teologia escolhido para cursar o mestrado na Itália deverá ser indicado pela Faculdades EST e apenas precisará arcar com as suas despesas aéreas. “Esse estudante será capacitado para ensinar Teologia e promover o ecumenismo, conhecendo e respeitando a diversidade religiosa”.

Na avaliação de Giraldo, o movimento ecumênico na Europa passa por um momento de estagnação, embora exista uma vasta produção documental a respeito do tema. O que não tem acontecido, esclareceu, é a aplicação teórica deste conhecimento, que acaba não evoluindo para a efetivação de um ecumenismo de base.

Com uma biblioteca totalmente informatizada, o plano de estudos do Instituto prevê uma parte metodológica e introdutória, de caráter histórico e teológico, em relação ao ecumenismo propriamente dito, o protestantismo e o oriente cristão. Prevê, também, uma parte sistemática, na qual são apresentados os temas teológicos de maior interesse ecumênico.

Incorporado à Faculdade de Teologia do Pontifício Ateneu “Antonianum”, ao término de dois anos de estudos o Instituto concede o grau acadêmico de Mestrado em Teologia com especialização em estudos ecumênicos.

Em sua passagem pela EST, Giraldo teve a oportunidade de conversar com o Reitor, Prof. Dr. Oneide Bobsin, e com o Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Prof. Dr. Rudolf von Sinner. Ambos apresentaram a EST ao visitante italiano que veio ao Brasil acompanhado pelo Pe. Erinaldo Barreto, brasileiro de Pernambuco que já realiza seus estudos em Veneza.

Jornalista responsável: Micael Vier Behs

• Quer fazer sua pós-graduação na EST? Inscrições para o Mestrado Profissional seguem até o dia 21 de setembro

• Inscrições de trabalhos para o V Congresso Internacional são prorrogadas

• Revista Coisas do Gênero abre chamada para trabalhos sobre a liderança de mulheres na Igreja