Palestra “Espiritualidade, música e performance: metodologias interdisciplinares para o estudo da música cristã”

Aconteceu, no dia 6 de abril, às 19 horas, a palestra “Espiritualidade, música e performance: metodologias interdisciplinares para o estudo da música cristã”, promovida pelo Programa de Pós-graduação da Faculdades EST. O evento ocorreu em formato híbrido, sendo o presencial sediado no Auditório do prédio H, nas dependências da Faculdades EST, com presença do público, e a transmissão on-line pelo canal do YouTube da instituição.

O evento teve como palestrante Dr. Marcell Steuernagel, que atua como professor de Música e Igreja e diretor do mestrado em Música Sacra da Universidade Metodista do Sul (Southern Methodist University/SMU), em Dallas, no Texas. Durante muitos anos, ainda no Brasil, trabalhou como ministro de louvor, artes e comunicação na Comunidade Luterana do Redentor (Curitiba/PR) e também assessorando comissões sobre o tema na IECLB.

Dr. Marcell falou ao público sobre sua trajetória na área da Música e Igreja, como performer e como acadêmico, destacando a sobreposição entre essas duas atividades. A partir de sua experiência acadêmica, na área dos estudos da performance, destacou a importância de fazer, pensar, perceber e pesquisar a música do culto, elencando a trajetória da disciplina e suas atuais abordagens. Falou ainda sobre o aporte de novas possibilidades de abordar o estudo da música abertas pelas mudanças de paradigma que aconteceram na área das ciências humanas na segunda metade do século XX, inserindo a pessoa pesquisadora na prática pesquisada, de forma que ela se posicione em relação ao seu objeto de pesquisa e às pessoas com as quais interage.

Steuernagell avalia: “Parte da razão, pelo interesse na música religiosa, na música do cristianismo, é porque uma porta se abriu. Ao invés de só analisar a música do “outro”, de uma tribo exótica, de algum outro lugar do mundo, você passa a analisar a prática de seu contexto, de onde você vai no final de semana”.

Os novos campos que surgiram, para o estudo da música cristã, tem sido impactados por essa mudança, possibilitando que surjam novos estudos e pesquisadores que se propõem a abordar a música do cristianismo para além da pesquisa bibliográfica e teológica, buscando compreendê-la também a partir da perspectiva da performance e do ritual.

A palestra contou ainda a mediação do professor dr. Júlio Adam e interação de discentes do PPG, a doutoranda Fabiane Behling Luckow e o doutorando Louis Marcelo Illenseer, que fomentaram o debate em torno do tema proposto, interagindo com a fala do palestrante. O público presente no local, que contava com discentes e docentes dos cursos de graduação da EST, também teve a oportunidade de levantar questões e fazer comentários acerca das temáticas abordadas.

• Pesquisador José Roberto Limas da Silva participa de discussão sobre a metodologia da pesquisa na Faculdades EST

• Pastor Walter Altmann abre o semestre letivo do curso de Teologia da Faculdades EST

• Com possibilidade de bolsas da Capes, Doutorado em Teologia está com inscrições abertas até o dia 26 de agosto

• Você sabe o que é Mindfulness? Curso de extensão sobre espiritualidade têm inscrições prorrogadas