Ousadia e comprometimento com a sociedade

Entre os dias 17 de setembro e 1º de outubro, o Prof. Dr. Júlio Cézar Adam, Coordenador do PPG/EST, esteve na Universidade Livre de Amsterdam, uma instituição de ensino superior pública localizada na Holanda. O convite para a visita foi feito pelo Prof. Ruard Ganzevoort, que esteve na Faculdades EST em abril deste ano.

“O convite tinha dois objetivos: de um lado, aprofundar o contato com vistas a uma parceria entre Faculdades EST e Universidade Livre e, de outro, fui desenvolver pesquisa junto ao Center of Lived Religion, coordenado pelo Prof. Ruard, Prof. Jahann e Prof. Srdjan”, relata Prof. Julio, ao destacar que as duas semanas foram sensacionais, justamente pela dinâmica própria da VU (Vrije Universiteit Amsterdam).

Após conhecer a Universidade Livre e a proposta de Teologia que existe na instituição europeia, Prof. Julio acredita que é possível uma parceria importante, com destaque para pesquisas em conjunto, publicações, intercâmbio e possibilidade de cotutela. Exemplo disso, é que no próximo ano, o estudante Karl Kepler, da Faculdades EST, ficará seis meses em Amsterdam para um período de pesquisa (sanduíche), o que mostra a possibilidade de efetivar a parceria. “Temos algo em comum com eles: abertura, ousadia e comprometimento com a sociedade”, ressalta Prof. Julio.

Com o passar dos anos, a Faculdade de Teologia percebeu a necessidade de ampliar o espaço para o trabalho em conjunto com outras denominações cristãs e religiões. Integrando a preocupação da instituição com as práticas de diálogo, desde 2000, a Faculdade de Teologia oferece um curso em que 30% das disciplinas são comuns para todos os estudantes, enquanto os outros 70% são divididos em seminários que vão permitir a formação específica. O curso, que, inicialmente, formava apenas ministros e ministras para a Igreja Reformada da Holanda, hoje, inclui as denominações menonitas, batistas, pentecostais, evangelicais e ortodoxos, e, mais recentemente, incluiu muçulmanos budistas e hinduístas. “Essa abertura transparece em muitos elementos que muitas vezes nem percebemos, como nos ambientes de trabalhos, que não são fixos e, sim, compartilhados. Além do uso da língua inglesa como língua oficial dentro da instituição”, ressalta prof. Julio.

Ele ficou muito surpreso com algumas falas sobre a forma de se conceber atividades acadêmicas. Uma delas, seria a de que a faculdade é um espaço em que deve se falar com as pessoas e não sobre pessoas. Isso mostra a preocupação, justamente, com o diálogo e o compartilhamento.

Jornalista responsável: Mariana Bastian Tramontini

• Tenha uma experiência na graduação

• Faculdades EST receberá a arcebispa da Igreja Sueca

• Bolsas de estudo para a comunidade