Notícias

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST.

O som que vem do coração


O som que vem do coração

Há quem diga que “cantar é falar com o coração”, essa frase pode resumir os recitais que aconteceram nas últimas semanas. Durante este final de semestre, as noites na Faculdades EST têm sido marcadas pelo som harmonioso que vem do auditório do Prédio H e contagia o campus: são os recitais de formatura dos alunos e das alunas da primeira turma de Licenciatura em Música.

O recital de formatura é o momento em que os estudantes mostram as habilidades possíveis nos instrumentos que estudaram. “Podem cantar, tocar instrumentos, trabalhar na regência de corais, trazer músicos e parceiros, pois isso demonstra uma capacidade que eles terão que colocar em prática também nas escolas em que irão trabalhar. Desde as etapas da organização, de escolha de repertório, de ensaio, de tempo, divulgação”, ressalta a Profa. Dra. Laura Franch Schmidt da Silva, coordenadora do curso de Licenciatura em Música da Faculdades EST.  

Segundo a coordenadora, o espaço e o ensino da música ainda é muito equivocado nas escolas. A legislação garante que apenas o professor formado em Música está habilitado para trabalhar na rede pública ou particular, mas muitas escolas ainda não seguem essa determinação. “É preciso que o professor ou a professora saiba desenvolver nas crianças a habilidade musical, a linguagem musical, e isso é feito com um professor que ensina música e não apenas ensina a cantar”, ressalta, ao destacar que os alunos e alunas precisam aprender sobre gramática e alfabetização musical. “Esse é o diferencial do nosso curso”, salienta. Além disso, os estudantes que se formam já estão no mercado de trabalho, o que é muito importante frente às dificuldades que se colocam na atualidade.

 

A emoção dos recitais

O primeiro recital de formatura foi o de Rafael Krüger, na sexta-feira, 3. A desenvoltura e o talento de Rafael ao violão impressionaram o público. Sua irmã Julia Krüger Paim Chaves, que fez o registro fotográfico da noite, ficou encantada. “Eu acompanhei um pouco do estudo, das horas e horas praticando no quarto, na sala, no carro, no ônibus, nas viagens de férias... Sou testemunha do quanto ele melhorou e se desenvolveu”, ressaltou Julia.

No sábado, 4, foi a vez do recital de formatura de Maria Carolina Grazziotin Brites com a banda Velocets, da qual faz parte. Maria Carolina mostrou sua habilidade no vocal, guitarra, piano e bateria. Formada em Musicoterapia pela EST em 2011, Maria Carolina começou a estudar Música logo em seguida. “Durante quase oito anos a Faculdades EST foi minha segunda casa, é com muito prazer que estou me formando com a primeira turma do curso”, disse ela. Segundo Maria Carolina, foram anos de muito aprendizado e dedicação e o fato de ter acesso fácil aos professores e professoras e demais funcionários e funcionárias da instituição ajudou muito no decorrer do processo. “A EST é um lugar acolhedor, onde todos e todas se conhecem e têm um bom convívio. Vou levar para essa nova etapa da minha vida os ensinamentos e vivências que tive durante o curso”, destacou. Sobre o recital, ela diz que foi uma experiência maravilhosa. “O tão esperado Recital de Formatura se concretizou. Foram horas de ensaios, estudos e muita dedicação. Nele tentamos apresentar os ensinamentos que tivemos com nossos professores. É muito gratificante finalizar o curso dessa maneira, é um desafio, mas muito prazeroso”, finalizou.

“É o que me interessa” foi o recital de formatura de Elise Brandenburg, que aconteceu na sexta-feira, 10. O evento teve a emocionante participação do coro infantil do Colégio Sinodal da Paz, de Novo Hamburgo. Elise emocionou o público com uma canção em homenagem a sua filha Isabella e seus pais Laude e Yedo Brandenburg. Um pequeno trecho da música deixa transparecer a riqueza da letra: “O universo conspira a nosso favor e a consequência do destino é o amor...”, na voz suave de Elise, ao violão, encerrou com chave de ouro a apresentação.

No sábado, 11, foi a vez do recital “Voltar no tempo”, de Ana Witt, que iniciou com um duo de piano e voz. “Fiquei muito feliz com meu recital, foi uma grande festa, cheio de convidados que aplaudiram, dançaram e cantaram junto”, disse ela. Ana é professora na EMEF Clodomir Vianna Moog e supervisora do Projeto PIBID, pela Faculdades EST. “O PIBID oportunizou aos colegas um aprendizado e aos alunos atendidos por eles, novas experiências e atividades”, ressaltou Ana. Ela ingressou na Faculdades EST em 2007 para cursar o Bacharelado em Musicoterapia e, em 2011, ingressou na Licenciatura em Música, curso no qual está se formando. A meta, agora, é retornar ao curso de Musicoterapia. E salienta que não pretende parar por aqui. “Depois virá o mestrado e, quem sabe, o Doutorado, preferencialmente na EST, onde sempre fui muito bem tratada”, avaliou Ana Witt.

Ana Clara Engel encantou em seu recital “Redescobrir”, na terça-feira, 14. Ao piano ela interpretou canções com graça e beleza. Aluna de técnica vocal, Ana Clara também trouxe o coral para participar deste momento da sua formação.

“SetList” foi o nome escolhido por Dion Calebe Diniz para seu recital de formatura, que aconteceu nesta quarta-feira, 15. “Todo mundo tem um setlist preferido da sua vida ou mesmo de um momento. As músicas que escolhi para o recital marcam o setlist deste momento da minha vida, o momento da minha formatura”, disse ele. Dion lecionou na EMEF João Goulart, enquanto integrante do Projeto PIBID e diz que foi um local de muitos aprendizados. “O encerramento das atividades foi emocionante, os alunos me fizeram uma grande surpresa”, contou. O formando diz que o período na Faculdades EST foi fundamental para sua formação. “Algumas coisas mudaram e outras somaram no processo de conhecimento e ensino da música, tanto na parte pedagógica quanto musical. A motivação da profa. Laura foi um grande diferencial no nosso crescimento”, ressaltou Dion, que está se formando em teclado, mas também toca violão e canta.

A formatura da primeira turma de Licenciatura em Música acontece neste sábado, 18, a partir das 18h no auditório do Colégio Sinodal.

 

A experiência em sala de aula

Alguns formandos do curso de Licenciatura em Música – Elise, Dion, Ana, e Rafael – fazem parte do Projeto PIBID, que incentiva a formação de futuros professores. Segundo a coordenadora pedagógica da Faculdades EST Profa. Dra. Laude Brandenburg, esse projeto é um incentivo para ser professor ou ser professora. “Quando os alunos e alunas chegam nas escolas para lecionar se deparam com o caos que está a educação e precisam planejar o tipo de comprometimento que eles podem e devem ter para estimular seus futuros pupilos”, ressalta a Profa. Laura. Aliar teoria e prática faz mais sentido para os estudantes de Música que passam, e pelos que ainda devem passar, pela Faculdades EST.

Além disso, alguns formandos têm trabalhado com a iniciativa inovadora de aulas de música coletivas. “A opção por aulas individuais é muito antiquada, quando as meninas, para não saírem de casa, recebiam seus professores para aulas particulares”, lembra Laura. “Ficamos felizes, pois estamos formando profissionais preparados para o mercado de trabalho”, finaliza Profa. Laura.

Reportagem: Mariana Bastian Tramontini


Fique por dentro


Fique por dentro do que acontece na Faculdades EST. Confira abaixo as últimas notícias:

  • Faculdades EST terá cursos de graduação EaD

  • ESEP realiza formatura do Curso Técnico em Enfermagem

  • Formatura das Graduações 2019/01

  • Visita à comunidade do Wallachai

  • ESEP realiza 2ª Mostra de Projetos do Curso Técnico em Enfermagem

  • Lista de aprovados e aprovadas no Vestibular de Inverno

  • Resultado da seleção para o PPG da Faculdades EST

  • Hospital Moinhos de Vento conta com estagiários de musicoterapia da Faculdades EST

  • Grupo Anima faz apresentações no final de semana

  • Doação de livros

  • Coral Vozes do Morro participa de festa na comunidade de Morro Azul

  • Bolsas de estudo para a comunidade

Receba novidades da Faculdades EST por e-mail

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST. Preencha o seu endereço de e-mail no campo ao lado para que possamos lhe enviar mais informações. Prometemos não enviar SPAM´s nem tampouco divulgar o seu endereço para terceiros.