O retorno do Prof. Dr. Peter Nash a Faculdades EST

Durante oito anos o Prof. Dr. Peter Nash esteve na Faculdades EST, de 1995 até 2003, ele deixou sua marca, sendo o responsável pelo surgimento do Núcleo de Identidade da instituição. “Peter veio para quebrar a germanidade da EST”, disse Allan Ervin Krahn, coordenador da Biblioteca da Faculdades EST. Muitos queriam e sentiam a necessidade de fazer esse movimento, mas não sabiam como colocar em prática a ideia, segundo Allan. Então, Peter veio dos Estados Unidos, um professor negro, com experiência em questões de identidade e que acabou realizando o que era apenas um sonho.

O retorno depois de tantos anos, acompanhado por um grupo de alunos, segundo ele, aconteceu porque o Brasil está no foco mundial: “Seja por causa da Copa do Mundo ou dos Jogos Olímpicos, acontecem coisas boas e coisas ruins, no Brasil, e isso chama atenção do mundo inteiro”, salientou o Prof. Peter.

Um grupo de oito estudantes de Wartburg College acompanhou o Prof. Peter durante a passagem pelo Brasil: Audrey Cooper e Courtney Schulte-Wikan (Biology), Bobbie Burrows (Engineering), Carly Kuntz (Spanish/International Relations), Joel Geier e Molly Schares (Business Administration), Mary Haiverson (Psychology and Sociology), Carly Sis (Elementary Education). No Rio Grande do Sul, eles cumpriram uma agenda diferenciada, que mesclou momentos de estudo com outros momentos de descontração. Logo no domingo, 26, foram conhecer a capital gaúcha, o Parque Farroupilha e outros pontos turísticos da capital gaúcha.

Na segunda-feira, 27, foram recebidos no Núcleo Diversidade pelo reitor da Faculdades EST, Prof. Dr. Wilhelm Wachholz. Logo após conheceram as atividades do COMIN.

Na manhã de quarta-feira, 29, após o culto na Capela da EST, o Prof. Dr. Peter Nash e os estudantes do Wartburg College, participaram de uma roda de conversa com o Prof. Dr. Walter Altmann. Na ocasião, Prof. Walter apresentou, brevemente, a história latino-americana e a história do Brasil, falando sobre a colonização através da vinda de imigrantes europeus ao Brasil, da qual também se originou a IECLB, e a situação dos negros que foram trazidos como escravos para o país. As dificuldades que esse povo enfrenta, mesmo após o fim da escravidão, também foi abordada. Prof. Walter ainda falou sobre as influências ecumênicas e religiosas e as influências sociais e políticas, como os legados dos governos militares a muitos países da América Latina. Também foi abordado como a teologia latino-americana, em particular a teologia da libertação, respondeu a esses desafios e em que medida ela ainda está presente hoje na vida das igrejas.
O encontro aconteceu na sala de reuniões do Prédio L, no Espaço Diversidade.

Na manhã de quinta-feira, 30, foi a vez do Prof. Dr. André Musskopf e da Profa. Ma. Márcia Blasi, coordenadores do Programa de Gênero e Religião, receberem o Prof. Peter Nash e o grupo de estudantes de Wartburg College. Durante a conversa, os estudantes puderam conhecer um pouco do trabalho realizado pelo Núcleo de Pesquisa de Gênero, a sistemática de funcionamento do núcleo, os resultados e as produções acadêmicas.

Para Molly Schares e Joel Geier a experiência foi muito boa, eles gostaram muito de estar na Faculdades EST. “Fomos muito bem recebidos, espero um dia poder voltar”, disse ela. “Apesar das diferenças culturais, podemos perceber que temos problemas parecidos”, disse Joel.

Carly Sis também gostou da recepção e salientou as semelhanças entre Brasil e Estados Unidos. “Muita gente pensa que os cidadãos americanos são privilegiados, mas isso é um engano. Apesar das diferenças geográficas existem muitas conexões”, salientou Carly.

O grupo segue sua passagem pelo Brasil, neste momento eles estão em Foz do Iguaçu, de onde seguem para São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Recife.

Jornalista responsável: Mariana Bastian Tramontini