Notícias

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST.

Novidades do Instituto Sustentabilidade


Novidades do Instituto Sustentabilidade

Na tarde de quarta-feira, 20, o Instituto Sustentabilidade América Latina e Caribe (InS)  recebeu o Pe. Jesuíta Dr. Rogério Mosimann, ex-aluno do PPG-EST. Pe. Rogério defendeu a tese “Sempre o bem dos pobres: o pastor Oscar Romero, o teólogo Jon Sobrino e o povo salvadoreño (um tríptico eclesial e sua atualidade para o século XXI)”, que possibilitou também um período de pesquisa em El Salvador. Pe. Rogério atuou com Capelão na UCPel, em Pelotas, e em foi trabalhar num centro jesuíta no Haiti.

De passagem pelo Brasil, ele conversou com a Equipe Operacional do InS e pessoas convidadas. Falou, de forma breve, sobre o trabalho no Haiti, mas se concentrou, sobretudo, nas questões relativas à imagem do país na mídia internacional, às dificuldades políticas internas, o futuro da nação e o tipo de teologia mais adequado àquele contexto.

O Haiti foi o primeiro país da América Latina e do Caribe a alcançar sua independência, porém a miséria e a violência têm afligido seu povo com frequência. Recentemente, o terremoto agravou a situação e desencadeou uma onda migratória. Muitos haitianos têm chegado ao Brasil e experimentado práticas contraditórias de hospitalidade.

 

Curso de Qualificação Funcional

O grupo do InS esteve reunido recentemente, para definir os critérios pedagógicos e didáticos para a elaboração do material impresso sobre o Curso de Qualificação Funcional, que foi solicitado ao Instituto pela Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). O “Curso de Qualificação Funcional em Liderança Comunitária Sustentável”, em formato de educação a distância, foi lançado em 2015. E iniciou em 18 de abril deste ano a sua 3ª edição on-line.

Considerando as limitações do formato de educação a distância através da internet, a IECLB já havia previsto a oferta do mesmo conteúdo em modalidade presencial. Novamente a IECLB propôs parceria ao InS.  Tomando como ponto de partida o conteúdo em uso na modalidade a distância, a tarefa foi concebida nos seguintes termos:

Para encaminhar este desafio, o InS, em diálogo com a Secretaria de Formação da IECLB, convidou para constituir a equipe de elaboração de material os seguintes nomes: Pa. Dione Baldus, Pa. Cleide Schneider, P. Antonio Carlos de Oliveira e Prof. Edir Spredemann. Na quinta-feira, 14, a equipe esteve reunida na Faculdades EST,  dando sequência ao trabalho que já vinha ocorrendo em reuniões virtuais. A reunião foi acompanhada pela Cat. Ms. Debora Conrad, da Secretaria de Formação da IECLB; pela mestranda Scheila Dillemburg, da Equipe Operacional do InS; e pelo P. Dr. Valério G. Schaper, Coordenador Acadêmico do InS.

“O propósito foi definir os critérios pedagógicos e didáticos para a elaboração do material. O principal desafio é equilibrar a necessária fundamentação teológica da gestão comunitária com as tarefas prático-administrativas do exercício diário da liderança. Ambas são decisivas para a sustentabilidade da igreja e estão profundamente relacionadas”, destacaram os gestores do projeto. 


Fique por dentro


Fique por dentro do que acontece na Faculdades EST. Confira abaixo as últimas notícias:

Receba novidades da Faculdades EST por e-mail

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST. Preencha o seu endereço de e-mail no campo ao lado para que possamos lhe enviar mais informações. Prometemos não enviar SPAM´s nem tampouco divulgar o seu endereço para terceiros.