Notícias

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST.

Musicoterapia em festa


Musicoterapia em festa

Na ânsia de imitar a natureza, o ser humano desenvolveu e aperfeiçoou recursos e instrumentos que, ao longo dos anos, acabaram resultando na diversificada produção sonora musical existente. A música está presente em todos os povos. E, ao longo dos séculos, também teve aplicação para fins terapêuticos. Mas a estruturação da Musicoterapia aconteceu somente em meados do século passado, ao ser o único recurso capaz de auxiliar os veteranos de guerra acolhidos em hospitais nos Estados Unidos e também os pacientes vitimados pelo surto de poliomielite na Argentina.

Como sujeitos sonoros, todas as pessoas acabam sendo afetadas pela música, independente de apreço ou não. A musicoterapia, enquanto ciência, possibilita atender cada pessoa dentro da sua singularidade, acionando potencialidades e estimulando a superação de limitações sejam elas de ordem física, emocional ou mental. Isso é possível porque o núcleo que envolve o processo da musicoterapia é a ação de produzir e organizar sons. Ou seja, durante essa ação de ‘fazer música’, ao envolver-se no prazer sensorial de cantar uma canção ou tocar instrumentos para acompanhar uma música, as resistências são amenizadas.        

Aplicada por profissional qualificado, a musicoterapia oferece ao paciente a oportunidade de manifestar habilidades e potencialidades, de expressar emoções de desconforto ou contentamento, além de proporcionar a descontração através do canto e da participação ativa na execução de uma música, ou na possibilidade de tocar diferentes instrumentos.

Entre inúmeras indicações, como na reabilitação neurológica, física, cognitiva, emocional e mental, a musicoterapia é proposta conforme a singularidade de cada pessoa. Além disso, a obtenção de sucesso no processo musicoterapêutico proporciona condições que permitem que a experiência possa ser refletida em outras áreas da vida, como no auxílio a um tratamento clínico.

A formação do musicoterapeuta envolve o amplo estudo de algumas áreas de conhecimento, como saúde, humanas e artes, especialmente através da música. No eixo Rio Grande do Sul/Santa Catarina, a Faculdades EST, em São Leopoldo, é o único espaço que oferece, desde 2003, o Bacharelado em Musicoterapia. No dia 15 de setembro é comemorado o Dia do Musicoterapeuta. Parabenizamos todos os profissionais por essa data!

Maryléa Elizabeth Ramos Vargas é musicoterapeuta 


Fique por dentro


Fique por dentro do que acontece na Faculdades EST. Confira abaixo as últimas notícias:

  • Faculdades EST terá cursos de graduação EaD

  • ESEP realiza formatura do Curso Técnico em Enfermagem

  • Formatura das Graduações 2019/01

  • Visita à comunidade do Wallachai

  • ESEP realiza 2ª Mostra de Projetos do Curso Técnico em Enfermagem

  • Lista de aprovados e aprovadas no Vestibular de Inverno

  • Resultado da seleção para o PPG da Faculdades EST

  • Hospital Moinhos de Vento conta com estagiários de musicoterapia da Faculdades EST

  • Grupo Anima faz apresentações no final de semana

  • Doação de livros

  • Coral Vozes do Morro participa de festa na comunidade de Morro Azul

  • Bolsas de estudo para a comunidade

Receba novidades da Faculdades EST por e-mail

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST. Preencha o seu endereço de e-mail no campo ao lado para que possamos lhe enviar mais informações. Prometemos não enviar SPAM´s nem tampouco divulgar o seu endereço para terceiros.