Notícias

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST.

Musicoterapeutas formados pela EST prestam auxílio às vítimas da tragédia em Santa Maria


Musicoterapeutas formados pela EST prestam auxílio às vítimas da tragédia em Santa Maria

Com a certeza de que a utilização da música enquanto instrumento terapêutico faz grande diferença em momentos de estresse, uma equipe de musicoterapeutas formados pela Faculdades EST viajou a Santa Maria para prestar atendimento aos sobreviventes da tragédia na boate Kiss, assim como às equipes de resgate e aos familiares dos jovens que permanecem hospitalizados.

Composta por Luciana Steffen, Daniéli Busanello Krob, Flávia Damasceno Alves, Manuela Damasceno, Dilvan da Rosa Damasceno Alves e Diego Pasini, a equipe realizou sessões de musicoterapia no Hospital da Brigada Militar e no Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), além de um atendimento domiciliar. “Considerando que todos os moradores de Santa Maria precisam de apoio, pois praticamente todos perderam algum conhecido ou familiar, atendemos também um menino internado no Hospital da Brigada por outros motivos, mas que viu toda a tragédia de perto, e fomos convidadas a realizar uma sessão na Oncologia do HUSM com familiares e pacientes”, relatou Luciana.

Mestranda do Programa de Pós-Graduação da Faculdades EST, ela contou que o grupo de musicoterapeutas foi chamado para cantar na sala de espera do HUSM, trabalho que serviu para motivar também enfermeiros, médicos, psicólogos, assistentes sociais, funcionários e voluntários que, segundo ela, estavam absolutamente esgotados. “Uma funcionária nos disse que com a presença da música já estava se sentindo melhor”.

Todo o trabalho musicoterapêutico realizado em Santa Maria foi acompanhado pelo soldado Elton Busanello e pela professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e ex-professora da Faculdades EST, Dra. Márcia Paixão, que providenciaram à equipe hospedagem, alimentação e deslocamento. A Faculdades EST também financiou parte dos custos da viagem, que contou com a  organização da coordenadora do curso de Musicoterapia, Prof. Ma. Sofia Dreher.

De volta a São Leopoldo, os egressos da EST prestaram homenagem à equipe de resgate que conseguiu forças para encarar tanta dor e auxiliar da melhor forma. “Essas pessoas se depararam com as situações mais desumanas que existem e seguiram seu trabalho”, mencionaram Daniéli e Luciana em carta enviada à assessoria de imprensa da EST.

Pesquisas na área apontam que a Musicoterapia auxilia na diminuição da ansiedade e do estresse, promovendo relaxamento e momentos de prazer. Em Santa Maria, os musicoterapeutas perceberam que, através da utilização da música, os pacientes se sentiam acolhidos, o que criou um espaço seguro para que pudessem manifestar suas emoções e expressar seus sentimentos. A música é capaz de evocar lembranças e emoções, sendo que é importante nesse momento os pacientes se depararem com a realidade e poderem colocar para fora o que estão sentindo, sublinharam Daniéli e Luciana, ao recordarem que a esquiva de lembranças e sentimentos é um complicador do processo de luto e pode se transformar em transtornos mais sérios.

A intenção do grupo é seguir acompanhando as pessoas envolvidas no acidente e que se encontram hospitalizadas em Porto Alegre. Interessados neste trabalho podem fazer contato com Luciana Steffen através do telefone 9173.8533.


Foto: Dilceu Witzke

Jornalista responsável: Micael Vier Behs


Fique por dentro


Fique por dentro do que acontece na Faculdades EST. Confira abaixo as últimas notícias:

  • Faculdades EST terá cursos de graduação EaD

  • ESEP realiza formatura do Curso Técnico em Enfermagem

  • Formatura das Graduações 2019/01

  • Visita à comunidade do Wallachai

  • ESEP realiza 2ª Mostra de Projetos do Curso Técnico em Enfermagem

  • Lista de aprovados e aprovadas no Vestibular de Inverno

  • Resultado da seleção para o PPG da Faculdades EST

  • Hospital Moinhos de Vento conta com estagiários de musicoterapia da Faculdades EST

  • Grupo Anima faz apresentações no final de semana

  • Doação de livros

  • Coral Vozes do Morro participa de festa na comunidade de Morro Azul

  • Bolsas de estudo para a comunidade

Receba novidades da Faculdades EST por e-mail

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST. Preencha o seu endereço de e-mail no campo ao lado para que possamos lhe enviar mais informações. Prometemos não enviar SPAM´s nem tampouco divulgar o seu endereço para terceiros.