Mulheres são alfabetizadas para lidar com o mundo digital

Mulheres da periferia de São Leopoldo estão sendo capacitadas para desvendar a linguagem computacional através de encontros semanais realizados num dos laboratórios de informática da Faculdades EST. Mais do que um curso de alfabetização digital, o projeto representa um espaço de convivência e de diálogo sobre temas cotidianos.

“Antes de chegar à EST eu não sabia sequer ligar o computador”, relatou Terezinha Correa, que precisou interromper os estudos na pré-escola para ajudar a família de agricultores. “Meu pai não me deixou estudar e eu ficava chorando no cabo da enxada ao ver outras crianças caminhando em direção à escola”, recorda.

Para Idelfina da Silva, o computador representava um objeto estranho. Através do projeto, além dos ensinamentos básicos de informática, ela está aprendendo lições de matemática e participando de produções textuais coletivas.

Intitulada “ABC Digital Mulher Sustentável”, a iniciativa reúne dois grupos compostos por nove mulheres cada e inclui sessões de musicoterapia com o intuito de fortalecer vínculos afetivos. “A partir do segundo semestre queremos atingir um número maior de mulheres e fortalecer as atividades em parceria com o Programa de Gênero e Religião da EST”, disse a educadora voluntária do projeto, Marilene Loss Bobsin.

Financiado por um grupo de mulheres da Alemanha, o projeto é coordenado pelo técnico de informática Cristiano Eugênio Bobsin e pela educadora Loreci Artus.

O computador que antes era utilizado por Neuza da Silva Rodrigues Costa simplesmente para “joguinhos de carta”, desponta num futuro próximo como instrumento para que ela possa se conectar ao mundo via redes sociais e e-mail.

O “ABC Digital Mulher Sustentável” conta com o apoio do Círculo Operário Leopoldense (COL), que concedeu uma van para o transporte das mulheres vindas da Vila Paim que participam do projeto nas segundas-feiras.

Jornalista responsável: Micael Vier Behs