Mulheres da Reforma

Na tarde de quarta-feira, dia 7, o cenário foi carinhosamente preparado para acolher integrantes do corpo técnico-administrativo da Faculdades EST que chegavam para participar do “Café com Katharina”. Cada pessoa que chegava foi acolhida por mulheres, protagonistas do Movimento da Reforma: Katharina von Bora, Wibrandis Rosenblatt, Argula von Grumbach, Anna Maria van Schürman, Brigitta Wallner, representadas respectivamente por Ketlin Lais Schuchardt, Taiana Luisa Wisch, Simoni Emerick Runge, Vanessa Regina Hoelscher e Mirian Bartz.

Na parede do auditório H estava projetada a Rosa Luterana. No centro desse símbolo está a cruz de Cristo que nos lembra de que toda autoridade, mesmo que tenha recebido a benção para o exercício de sua vocação, deve defender a vida. Desde a época da Reforma do século XVI, denuncia-se, por exemplo, a violência sofrida pelas mulheres, conforme podemos ver na tese 75 escrita por Lutero. A salvação trazida por Jesus na cruz vivifica o coração humano para que tenha força para denunciar as injustiças e promover a vida, a justiça e a paz, valores representados no símbolo pela rosa branca. O azul que envolve a rosa branca nos lembra de que, pela fé, terra e céus estão unidos e esse vínculo é eterno, conforme simbolizado pelo anel dourado. Essa introdução foi realizada pela Pa. Dra, Marli Brun, assessora de projetos no Programa de Gênero e Religião.

No local da formação havia um marco de uma porta, um caminho e flores. Katharina von Bora, representada pela teóloga Ketlin Lais Schuchardt, iniciou a apresentação contando um pouco de sua trajetória de vida. Destacou que sua atuação como reformadora rendeu-lhe os títulos, dados por Lutero, de “Doutora de Wittemberg”, “a mais sábia mulher”, “pregadora de Wittemberg”, “Estrela da Manhã”, entre outros.

Confira o material completo escrito pelo PGR em https://bit.ly/2PnGWOO

• Salão de pesquisa debate internet e seus recursos