Ministério para todas as pessoas

No dia 10 de junho – Dia do Ministro e da Ministra – dia dedicado a homenagear ministras e ministros, a Faculdades EST agradece a todas as pessoas que se dedicam a essa tarefa colocando seus dons a serviço da Igreja, povo de Deus, nos mais diversos ministérios. Como casa de formação teológica, nossa instituição se orgulha de ter participado e continuar participando da formação das pessoas que atuam como ministras e ministros, especialmente no âmbito da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).

Nesse dia, queremos reafirmar em especial nosso compromisso com a formação teológica e acesso de mulheres ao Ministério Ordenado, tema que enfrenta resistências em algumas igrejas e que, recentemente, motivou o banimento da ordenação de mulheres por parte da Igreja Luterana da Letônia.

A história no ministério ordenado na IECLB se confunde com a própria história da Faculdades EST. Embora em seus inícios a instituição apenas aceitasse homens para os estudos de teologia, já em 1952 esta história começou a mudar com o ingresso da estudante Eve Wysk, a primeira mulher a matricular-se na Faculdade de Teologia. Pouco mais tarde, outras foram chegando, vindas do Instituto Pré-Teológico (IPT), e construindo seu espaço. Em 1966, Elisabeth Dietschi ingressou na FACTEOL com a intenção de concluir o curso e ser pastora. Em junho de 1970, ela se tornou a primeira mulher com o título de bacharel em teologia, formada pela FACTEOL.

Rita Marta Panke foi a terceira a ter o título de Bacharel em Teologia e a primeira mulher a ser instalada como pastora numa paróquia da IECLB, recebendo a ordenação em 1983. A primeira mulher a ser ordenada foi Edna Moga Ramminger, em 1982. Depois disso cada vez mais ingressaram na Faculdades EST mulheres que seguiam seu chamado para ingressar no ministério.

Nos anos 90, a criação da Cátedra de Teologia Feminista significou um avanço significativo na formação teológica com importante contribuição para a IECLB. Muitas foram as mulheres que passaram pela Faculdades EST e hoje desempenham o seu ministério na Igreja.

No dia da ministra e do ministro reafirmamos a compreensão luterana de ministério que valoriza e aceita todas as pessoas chamadas por Deus em seus diferentes dons (1 Co 12) e a importância da ordenação de mulheres como elemento fundamental na construção da justiça de gênero.

Nesse dia 10 de junho, dia da ministra e do ministro, a Faculdades EST se orgulha de ter participado ativamente na história do ministério ordenado na IECLB e convida todas as pessoas a celebrarem a ordenação de mulheres ao ministério ordenado.