Notícias

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST.

Mês da Consciência Negra


Mês da Consciência Negra

Tem início nesta sexta-feira, 7, as comemorações do mês da Consciência Negra, uma parceria da Faculdades EST, através do grupo de Identidade, com a Prefeitura de São Leopoldo, a Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH) e o Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (Neabi). Serão realizadas uma série atividades culturais em diversos espaços públicos e também no campus da Faculdades EST.

Programação

07/11, às 15h – Abertura Oficial. Local: Saguão do Centro Administrativo da Prefeitura de São Leopoldo.

09/11, às 16h – Atividade na ONG Anastácia “Chá da Anastácia”. Local: Sede Associação Funcionários da CEEE (Rua São João, 1320, São Leopoldo).

10/11 a 1º/12, 8h às 21h – Exposição de Artes Afro confeccionadas nas Escolas do Programa Mais Educação. Local: Biblioteca EST.

12/11, 10h às 21h – Feira de Artesanato. Local: Espaço aberto da Lanchest.

12/11, 14h – Roda de Conversa com Pai Dejair de Ogum: Religiões de Matrizes Africanas: música, ritualística e inserção na comunidade de São Leopoldo. Local: Espaço aberto da Lanchest ou Biblioteca (em caso de chuva a atividade será no auditório), campus da Faculdades EST.

12/11, 20h30 – Atividade cultural com Marcus Bento e Graziela Pires (discentes da EST). Local: Espaço aberto da Lanchest, campus da Faculdades EST.

13/11, 18h – Abertura das atividades em POA. Local: Palácio Piratini, Porto Alegre.

17/11, 10h – Solenidade de abertura - Coquetel Afro. Local: Salão Nobre Antiga Sede da Prefeitura São Leopoldo.

20/11, 17h – Marcha da Consciência Negra. Local: Porto Alegre.

21/11, 14h – Sessão Solene e assinatura do Termo de Adesão: Ingresso da Faculdades EST na Rede de Escolas do Governo, em POA. Local: Auditório da FDRH (Av. Praia de Belas, 1595).

21/11, 18h – Sessão Solene. Local: Câmara de Vereadores de São Leopoldo.

25/11, 19h30 – Painel: Imigrantes e Negros Escravizados, com Prof. Dr. Martin Dreher e Prof. Dr. Oneide Bobsin. Local: Auditório do Prédio H, Faculdades EST.

29/11, 8h às 17h – Curso de extensão em parceria com IACOREQ: Comunidades Quilombolas: compartilhando tecnologias de medicina tradicional. Local: Comunidade Limoeiro em Palmares do Sul/RS.

***

No dia 9 de Janeiro de 2003, a lei 10.639 incluiu o Dia Nacional da Consciência Negra no calendário escolar. A mesma lei torna obrigatório o ensino sobre diversas áreas da História e cultura Afro-Brasileira. O dia 20 de Novembro foi escolhido como uma homenagem a Zumbi dos Palmares, que morreu nesta data lutando pela liberdade do seu povo no Brasil, em 1695.

O Dia da Consciência Negra é uma data celebrada no Brasil em 20 de Novembro. Este dia está incluído na semana da Consciência Negra e tem como objetivo refletir sobre a introdução dos negros na sociedade brasileira.

Jornalista responsável: Mariana Bastian Tramontini


Fique por dentro


Fique por dentro do que acontece na Faculdades EST. Confira abaixo as últimas notícias:

  • Salão de pesquisa debate internet e seus recursos

  • Visitas de destaque na Faculdades EST

  • Prêmio CAPES de Tese concede menção honrosa para estudante da Faculdades EST

  • Faculdades EST forma turma de Bibliologistas

  • Grupo Anima se apresenta em Santa Cruz do Sul

  • ELCA e Igreja Sueca participam do VI Congresso Latino-Americano de Gênero e Religião

  • Fórum Estadual de Ensino Religioso debate a disciplina nas escolas estaduais

  • Estudantes de Teologia debatem Metas Missionárias com secretário de Missão da IECLB

  • Maurício Marques integra a programação do maior concerto de violão do Brasil

  • Luisa Gonçalves - Conheça a estudante da Faculdades EST que está conquistando o seu espaço no cenário musical da região

  • Intercâmbio Acadêmico 2020

  • Faculdades EST lamenta o falecimento do Pastor Rolf Droste

Receba novidades da Faculdades EST por e-mail

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST. Preencha o seu endereço de e-mail no campo ao lado para que possamos lhe enviar mais informações. Prometemos não enviar SPAM´s nem tampouco divulgar o seu endereço para terceiros.