Notícias

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST.

Meditações Poéticas


Meditações Poéticas

No início do ano passado, o Prof. Dr. Lothar Carlos Hoch, que foi reitor da Faculdades EST por duas gestões, despediu-se do quadro docente ao mesmo tempo em que foi acolhido como pastor emérito da IECLB. Foram 50 anos de envolvimento com a instituição, desde seu ingresso como estudante de Teologia. Mas a aposentadoria não tem sido um fardo para o ex-professor, que agora dedica mais tempo à família e encontrou na poesia um hobby para relaxar e manter a mente ativa. “Na verdade, escrever poemas não partiu de uma decisão minha”, garante o P. Lothar Hoch, ao dizer que as “Meditações Poéticas” são resultado de introspecção e de uma escuta dos movimentos de sua alma. “Hoje, ao revisitar minhas poesias, dou-me conta de que poetar é uma forma de colocar-me de forma honesta perante mim mesmo, perante os leitores e perante a face de Deus”.


Lothar diz que sua primeira poesia se chama “Fragrâncias do Espírito” e foi “gestada” em São Leopoldo, em 28 de agosto de 2008. Posteriormente esta também foi a primeira a ser publicada. As temáticas mais frequentes são a natureza, as relações humanas, o ciclo da vida com suas alegrias e dissabores, os sentimentos e os humores da alma e o diálogo com Deus.


Recentemente, ele realizou a gravação de 70 poesias, incentivado pela equipe de Comunicação da Faculdades EST, em comemoração aos 70 anos da instituição, celebrado este ano. “Sou muito grato por esta iniciativa. O prof. Daniel Hunger, com grande competência e dedicação, coordenou a gravação das poesias e isso contribuiu para que esta experiência se tornasse muito gratificante. Além disso, Hilmar Kannenberg, presidente do Conselho de Administração da Faculdades EST e diretor de uma rede de rádios na grande Porto Alegre, se dispôs a divulgar as “Meditações Poéticas” em suas emissoras”, afirmou. Também uma editora de Santa Catarina já se mostrou disposta a editar um livro com as meditações.


As poesias podem ser conferidas em um blog e também no facebook ambos idealizado pela filha de Lothar, Catarina, com a ajuda de sua esposa Sabine. A ideia é atingir um maior número de pessoas. “É muito significativo e gratificante poder fazer uso dessas novas tecnologias para a divulgação das minhas modestas poesias. É igualmente prazeroso poder interagir com as leitoras e os leitores”, diz Lothar, que a cada semana divulga dois novos poemas.


“É impossível prever como os poemas falam às leitoras e aos leitores. Cada pessoa tem uma história de vida muito pessoal, seja de alegria ou de sofrimento. Essas variáveis influenciam sensivelmente o modo como minhas poesias haverão de falar ao seu coração”, afirma. A intenção de Lothar é que as “Meditações Poéticas” possam colocar o leitor em sintonia com seus sentimentos, seus sonhos e sua vida de fé.  “E, assim, elas poderão tocar a sensibilidade da sua alma e contribuir para o cultivo da sua espiritualidade”.


Jornalista responsável: Mariana Bastian Tramontini


Fique por dentro


Fique por dentro do que acontece na Faculdades EST. Confira abaixo as últimas notícias:

Receba novidades da Faculdades EST por e-mail

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST. Preencha o seu endereço de e-mail no campo ao lado para que possamos lhe enviar mais informações. Prometemos não enviar SPAM´s nem tampouco divulgar o seu endereço para terceiros.