Notícias

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST.

Luteranos inauguram instituto que investigará novas propostas de sustentabilidade das igrejas


Luteranos inauguram instituto que investigará novas propostas de sustentabilidade das igrejas

Constituídas em torno de processos históricos e contextuais absolutamente diversos, as igrejas luteranas da América Latina e do Caribe assumiram na noite desta quinta-feira, 24, em Porto Alegre, o desafio de trabalharem em comunhão na busca pela mobilização de dons e recursos capazes de promover sua projeção sustentável ao longo do tempo e de fortalecer seu serviço à sociedade.

Esse trabalho conjunto será articulado em torno do Instituto Sustentabilidade – América Latina e Caribe (InS), organismo formado pelas igrejas luteranas da região que integram a Federação Luterana Mundial (FLM).

“Numa clara demonstração do que significa ser comunhão, o InS abraça, com coragem e audácia, o compromisso de abrir caminhos na busca por respostas aos desafios de ser igreja na América Latina e no Caribe”, disse a secretária de área para a América Latina e o Caribe no Departamento de Missão e Desenvolvimento da FLM, Rev. Dra. Patricia Cuyatti, na cerimônia de lançamento do organismo celebrada na Igreja da Reconciliação – Paróquia Matriz, em Porto Alegre.

O pastor presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), Dr. Nestor Friedrich, fez um chamado para que as igrejas do continente se apropriem do InS, oferecendo-lhe vida através de uma caminhada conjunta. “É preciso tornar esse espaço uma ferramenta para a missão que Deus nos confiou e para a qualificação de pessoas, de lideranças e de ministros e ministras”, frisou.

Ao agradecer à FLM e à IECLB por confiar à Faculdades EST a representação acadêmica do InS, o reitor da instituição de ensino superior, Dr. Oneide Bobsin, instigou o público presente na Igreja da Reconciliação a responder “quem somos nós para os outros?”. Segundo Bobsin, essa também é uma questão que as próprias igrejas precisam responder através de seu testemunho e esforço teológico e reflexivo sintetizados na proposta do InS.

Como forma de prestar um serviço às igrejas e à sociedade, a secretária de Formação da IECLB, Cat. Ms. Débora Conrad, e o pró-reitor de Gestão da EST, Dr. Valério Schaper, disseram que o InS tem grandes desafios e belas oportunidades. Segundo eles, o InS quer contribuir com a formação e o desenvolvimento de pessoas, comunidades e igrejas mediante a reflexão prática e a inovação nos tópicos de gestão comunitária, planificação e mobilização de dons e recursos.

Ao apresentarem a trajetória do InS, o coordenador regional do Programa Sustentabilidade América Latina e Caribe da FLM, Gustavo Driau, e o referente da IECLB, Miltom de Oliveira, enalteceram a importância de avaliar experiências passadas a fim de projetar caminhos práticos capazes de nutrir e fortalecer o serviço das igrejas à sociedade. “Precisamos investir na renovação das nossas lideranças sem esquecer as contribuições dos mais experientes, assim como incentivar a participação de jovens e mulheres na gestão comunitária”, sublinharam.

Em representação às igrejas da América Latina e do Caribe (COL), o pastor Gustavo Gómez Pascua, Presidente da Igreja Evangélica Luterana Unida Argentina e Uruguai ressaltou que o lançamento do InS acontece num momento propício, tendo em vista a necessidade de muitas denominações em reconhecer o que de fato são e o que, porventura, devem deixar de ser.

Também estiveram presentes à cerimônia a pastora da Igreja Evangélica Luterana Unida da Argentina e do Uruguai, Pa. Dra. Mercedes Garcia Bachmann, a representante regional da Igreja da Suécia, Rev. Adriana Gastellu Camp, o presidente do Conselho de Administração da EST, Sr. Hilmar Kannenberg, o vice-reitor da EST, Dr. Remí Klein, o presidente do Conselho da Igreja da IECLB, Sr. Almiro Wilbert, o pastor sinodal, Ms. Edson Streck, a secretária geral da IECLB, Diác. Ingrit Vogt, a coordenadora do Programa de Gênero e Religião da EST, Pa. Ms. Marcia Blasi, e o representante regional da Igreja Evangélica Luterana na América, Pastor Justin Eller.

Além de formar pessoas a partir da perspectiva da sustentabilidade organizacional e da teologia luterana mediante atividades diversificadas de ensino em todos os níveis e assessorias, o InS tem como meta buscar interfaces do tema junto à sociedade civil organizada, ao setor empresarial e à área público-estatal.
 
Sediado na Faculdades EST, em São Leopoldo, o InS será acompanhado  por um conselho composto por representantes da FLM, da IECLB e da EST. As igrejas luteranas que compõem esse organismo de troca de experiências, formação e pesquisa congregam mais de 840 mil pessoas, distribuídas em 16 igrejas e em 14 países do continente americano.

Jornalista responsável: Micael Vier Behs



Fique por dentro


Fique por dentro do que acontece na Faculdades EST. Confira abaixo as últimas notícias:

Receba novidades da Faculdades EST por e-mail

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST. Preencha o seu endereço de e-mail no campo ao lado para que possamos lhe enviar mais informações. Prometemos não enviar SPAM´s nem tampouco divulgar o seu endereço para terceiros.