Livro revela histórias de resistência na América Latina

“Além de uma perspicaz leitura da realidade de sofrimento, causado por guerras e golpes de Estado na América Latina, a obra que chega às suas mãos instiga os cristãos e as igrejas a uma profunda conversão de seus discursos e práticas”.

Essas são palavras do reitor da Faculdades EST, Prof. Dr. Oneide Bobsin, ao assinar a apresentação do livro do menonita César Moya, intitulado Conflito, Libertação e Reconciliação: Ética teológica para a reconciliação a partir das vítimas da América Latina, recentemente lançado pela Editora Sinodal.

Integrante a Comissão Estadual da Verdade, Bobsin sustenta que, a partir de reflexões embasadas nos pensamentos de Gustavo Gutiérrez e Dietrich Bonhoeffer, a obra instiga a ver os grandes acontecimentos do mundo a partir de baixo, da perspectiva dos inúteis, dos oprimidos, dos desprezados; enfim, da perspectiva dos que sofrem.

Diante das situações de violência que feriram profundamente a dignidade humana, provocadas por estruturas de poder político, sustenta Bobsin, o chamado divino não se restringe apenas para uma transformação da sociedade, mas às próprias igrejas.

Na avaliação do professor, a justiça constitui elemento determinante para que a sociedade possa ser libertada do passado violento e transitar para a dignidade de todos os seres humanos. “O texto de César Moya nos tira da zona de conforto, porque o sangue de Abel, bebido pela terra, clama em voz alta e chega até os céus, não clamando por vingança, mas por justiça”, defende.

Nascido das experiências pastorais do autor entre as vítimas de conflitos, o prólogo do livro é assinado pelo professor da Universidad Bíblica Latino-Americana, da Costa Rica, Roy H. May.

Conflito, Libertação e Reconciliação: Ética teológica para a reconciliação a partir das vítimas da América Latina integra a Série Parceria na Missão de Deus, que conta com o apoio da Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos (PCUSA) em colaboração com a Editora Sinodal e com o Conselho Latino-Americano de Igrejas (CLAI).

Jornalista responsável: Micael Vier Behs

• Salão de pesquisa debate internet e seus recursos