Notícias

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST.

Livro aborda temas tabus em relação ao HIV/AIDS


Livro aborda temas tabus em relação ao HIV/AIDS

Através de experiência inédita no contexto latino-americano, estudantes vinculados a quatro instituições teológicas lançaram, sob a coordenação da professora da EST, Dra. Valburga Streck, o livro “Teologia e HIV/AIDS na América Latina”, impresso parte em português, parte em espanhol.

A obra reúne 27 artigos de estudantes vinculados ao Mestrado em Teologia com enfoque em HIV/AIDS, iniciativa desenvolvida através de parceria entre a Faculdades EST, de São Leopoldo, o Instituto Universitário Isedet, de Buenos Aires, a Pontifícia Universidade Javeriana, de Bogotá, e a Universidade Bíblica Latino-Americana, de San José.

No final da obra foi publicado também o testemunho de um estudante que vive com HIV/AIDS. “Como documento humano vivo, ele nos ensinou nestes anos a entender o que significa o sofrimento, o estigma, a exclusão, a esperança, assim como a amar aquela pessoa que sofre”, escreveu a professora Valburga na introdução do livro.

Segundo a professora da EST, a ideia do pecado em relação ao sexo e ao HIV/AIDS continua presente, desencadeando um processo de marginalização visível tanto no seio da igreja quanto da sociedade. “Uma teologia libertadora não pode deixar de lado esta causa de sofrimento humano e precisa incluir o tema em suas reflexões”, afirmou Valburga ao justificar a relevância do projeto de estudos Teologia e HIV/AIDS na América Latina.

Voltado à reflexão teológica das formas de superação do estigma e da discriminação, e de estímulo ao diálogo e acompanhamento às pessoas que vivem com HIV/AIDS, o projeto de estudos contou com o apoio financeiro da agência sueca SIDA – Swedish International Development Agency –, que através da Igreja da Suécia tonou possível o projeto de mestrado. A concepção do projeto foi uma iniciativa da Pastoral SIDA, vinculada à Igreja Evangélica Luterana Unida da Argentina e do Uruguai.

Considerando que a teologia corresponde à reflexão sobre o cotidiano, a obra realiza uma aproximação às diversas realidades de quem vive e convive com o HIV. “Essa variedade representa um desafio para o pensamento tradicional da academia ao tocar temas tabus como a sexualidade, as questões de gênero, a exclusão social e o estigma”, frisou a professora Valburga, que também atua como coordenadora local e Diretora de Ensino do Programa de Estudos na América Latina.

Além da obra impressa em português e em espanhol, a editora Oikos também publicou a obra, em inglês, intitulada “Theology and HIV & AIDS in Latin America”.

Ambos os livros iniciam com artigos escritos por Wanda Deifelt e Guillermo Hansen, responsáveis pela leitura e avaliação dos textos que compõe as 332 páginas da obra em português e espanhol e as 144 páginas do livro em inglês.

As duas obras podem ser consultadas também na sua versão E-book através dos links disponíveis abaixo:

 

Teologia e HIV/AIDS na América Latina

Theology and HIV & AIDS in Latin America


Jornalista responsável: Micael Vier Behs


Fique por dentro


Fique por dentro do que acontece na Faculdades EST. Confira abaixo as últimas notícias:

Receba novidades da Faculdades EST por e-mail

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST. Preencha o seu endereço de e-mail no campo ao lado para que possamos lhe enviar mais informações. Prometemos não enviar SPAM´s nem tampouco divulgar o seu endereço para terceiros.