Notícias

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST.

Leopoldense será o único latino-americano no Sínodo dos Bispos


Leopoldense será o único latino-americano no Sínodo dos Bispos

O professor convidado da Faculdades EST Walter Altmann viaja para Roma nesta segunda-feira, 12, onde deve participar, durante as próximas duas semanas, do Sínodo dos Bispos católicos que ocorre no Vaticano e é presidido pelo Papa Francisco. O tema do Sínodo dos Bispos é "A vocação e a missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo".

Prof. Walter participa como representante do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), na categoria de delegado fraternal. Outros sete participantes completam a categoria, que representa as igrejas ortodoxas, e mais sete representam as igrejas evangélicas. “Os delegados fraternais terão direito a participar das sessões plenárias e ter voz nos grupos de trabalho. Deverão, ainda, ter a oportunidade de dirigir-se no dia 16 de outubro ao pleno do Sínodo”, ressalta Prof. Walter, que será o único latino-americano não católico a participar do evento que se encerrará no dia 25 de outubro. “É uma honra poder participar, como único latino-americano não católico. Como o evento é global, serei privilegiado em conhecer mais de perto como a Igreja Católica vê sua missão em todo o mundo”. 

O CMI é o órgão ecumênico mais representativo do mundo, com sede em Genebra ele congrega 345 igrejas do mundo, representando 560 milhões de fieis.

Além do Concílio, como o Vaticano II, o Sínodo dos Bispos é o mais elevado órgão de consulta e deliberação da Igreja Católica. Já no ano passado ele se reuniu em torno da questão da família e da prática pastoral relacionada à família na Igreja Católica. Desde então, houve um amplo processo de consulta aos bispos e conferências episcopais do mundo inteiro acerca do assunto, e, agora, o Sínodo se reúne outra vez para deliberação. “O encontro terá centenas de participantes. Os delegados fraternais são poucos, mas é significativo o gesto ecumênico da Igreja Católica de convidá-los e também de ouvi-los. Pois a questão da família afeta e interessa a todas as igrejas”, destaca o pesquisador. 

Os trabalhos do Sínodo ocorrem sob confidencialidade, por isso não é possível se manifestar  sobre o assunto em seus detalhes. Mesmo assim, Prof. Walter reforça a importância de a igreja se ocupar com o assunto da família como de revisar e atualizar sua prática pastoral.

Jornalista responsável: Mariana Bastian Tramontini

 

 


Fique por dentro


Fique por dentro do que acontece na Faculdades EST. Confira abaixo as últimas notícias:

Receba novidades da Faculdades EST por e-mail

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST. Preencha o seu endereço de e-mail no campo ao lado para que possamos lhe enviar mais informações. Prometemos não enviar SPAM´s nem tampouco divulgar o seu endereço para terceiros.