Notícias

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST.

Júlio C. Adam participa da 11ª Conferência da Societas Homiletica


Júlio C. Adam participa da 11ª Conferência da Societas Homiletica

A participação do Prof. Dr. Júlio Adam no evento é uma credencial de divulgação das pesquisas da EST em torno ao culto e à pregação. Dessa forma os trabalhos realizados na instituição ganham visibilidade, assim como são desafiados pelas discussões nesta área, em centros de referência no mundo.

A conferência reuniu pesquisadores/as e professores/as da área da homilética dos cinco continentes, em torno do tema Preaching Vulnerability - Naming and Neglecting Reality. A temática da vulnerabilidade perpassou todas as conferências principais, palestras, discussões em grupos, bem como os cultos e pregações ocorridos durante a conferência.

O tema está diretamente relacionado ao contexto indiano, onde vulnerabilidade visivelmente pertence ao cotidiano de toda e cada pessoa. A situação das castas sociais é algo muito presente na cultura indiana, sendo as castas inferiores, os dalits, considerados intocáveis, aquelas pessoas que mais sofrem, as mais vulneráveis. Como pode a pregação cristão falar sobre esta realidade? Como a pregação cristã tem negligenciado esta realidade de opressão e exclusão? Como a pregação cristã pode dar voz aos vulneráveis, torna-los visíveis?

Além disso, o professor conduziu um dos cultos e pregações da conferência. Em sua fala, refletiu sobre o termo vulnerabilidade, com base nas considerações do teólogo norueguês Sturla Stalsett, em seguida relacionou a vulnerabilidade com a teologia da libertação e, especificamente, a ética do cuidado, de Leonardo Boff. Com base nesses dois pressupostos, num terceiro momento, o professor lançou algumas ideias sobre os desafios da pregação cristã, da vulnerabilidade e do cuidado, no contexto brasileiro e latino-americano. Segundo o professor, pregar na vulnerabilidade, significa pensar e considerar, no mínimo, os seguintes aspectos:

- uma pregação que se reconhece vulnerável; uma pregação assumidamente política; uma pregação como Palavra com-partilhada; uma pregação inculturada e cotidiana; uma pregação ecumênica e pluralista; uma pregação cuidadosamente humana; uma pregação cuidadosamente ecológica.

Ou seja, “Sem cuidado, (o ser humano) deixa de ser humano”, diz Boff (2003, p.34). “Un ser invulnerable sería un ser inhumano”, diz Stalsett (2003, p.6). Pregar vulnerabilidade significa tornar as pessoas mais e mais humanas. Pregar na vulnerabilidade significa articular não uma pregação que ensina a cuidar, mas uma pregação que cuida do ser humano e ensina a cuidar, com passos concretos, com uma nova atitude de cuidado, escreve o professor.

A próxima conferência da Societas Homiletica será em 2016, em Stellenbosch, na África do Sul. Em janeiro, prof. Júlio Adam deve participar da reunião preparatória, naquela cidade.

 

Jornalista responsável: Mariana Bastian Tramontini


Fique por dentro


Fique por dentro do que acontece na Faculdades EST. Confira abaixo as últimas notícias:

Receba novidades da Faculdades EST por e-mail

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST. Preencha o seu endereço de e-mail no campo ao lado para que possamos lhe enviar mais informações. Prometemos não enviar SPAM´s nem tampouco divulgar o seu endereço para terceiros.