Notícias

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST.

Jubileu 70 ANOS


Jubileu 70 ANOS

O domingo ensolarado de 17 de abril, no campus da Faculdades EST, acolheu centenas de pessoas que prestigiaram o Culto de Ação de Graças e o Ato Comemorativo em alusão ao Jubileu de 70 anos da instituição. Preparada com carinho, a festa, que aconteceu no auditório do Colégio Sinodal, teve vários momentos de música, confraternização e gratidão.


A Faculdades EST é uma Instituição de Ensino Superior situada em São Leopoldo, mantida pela Instituição Sinodal de Assistência, Educação e Cultura (ISAEC) e vinculada à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). Nestas sete décadas, a Faculdades EST tornou-se referência nacional e internacional, acolhendo e formando pessoas de todo o Brasil e, também, de diversos países da América Latina, América do Norte, África e Europa. Em sua fala inicial, o Reitor Prof. Dr. Wilhelm Wachholz saudou a comunidade presente em nome da equipe diretiva composta pelo Prof. Dr. Rudolf von Sinner, Pró-Reitor de Pós-Graduação; Prof. Ms. Verner Hoefelmann, Pró-Reitor de Gestão; e Prof. Dr. Remí Klein, Pró-Reitor de Ensino e Extensão, pelo qual pediu que todos e todas intercedam em suas orações, pela recuperação de sua saúde. O reitor agradeceu a todos e todas que contribuem, ou contribuíram de alguma forma, em diferentes momentos, nestes 70 anos.


Ao longo dos anos, foram muitas dificuldades. Mas também foram muitas alegrias e novas conquistas. Na última década, o desafio foi firmar-se como Faculdades EST, trazendo consigo toda a experiência e tradição do ensino na área teológica e aplicar esse conhecimento e competências desenvolvidas dentro da instituição na estabilidade de novos cursos, entre eles, os cursos técnicos na área da saúde e da música. Trazida na lembrança da fala do Pastor Presidente, a paixão e a persistência de quem faz parte dessa história foi fundamental ao longo desses anos. “Expressamos aqui a gratidão pelo serviço, caminhada, parceria, comprometimento da Faculdades EST com a missão que deus confiou à IECLB. Se nós nos orgulhamos de nossa teologia e a IECLB é reconhecida pela consistência teológica, pela seriedade e comprometimento com que atua no mundo ecumênico, muito disso nós devemos a Faculdades EST”, salientou durante a pregação o Dr. Nestor Friedrich, Pastor Presidente da IECLB. “Precisamos agradecer a cada funcionário e funcionária, docentes e discentes, que juntos e juntas contribuem com a Faculdades EST e a ESEP”, salientou Prof. Dr. Wilhelm Wachholz, reitor da Faculdades EST e diretor da ESEP.


A mesa do ato foi composta pelo Pastor Prof. Dr. Wilhelm Wachholz, Reitor da Faculdades EST e Diretor da ESEP; pelo Pastor Dr. Nestor Paulo Friedrich, Pastor Presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB); pelo Sr. Hilmar Kannenberg, empresário na área de Comunicação e Presidente do Conselho de Administração da Faculdades EST e do Conselho de Ensino da ESEP; pela Profa. Dra. Ângela Molin, Procuradora-Geral do Município e prefeita em exercício; e pelo Sr. José Francisco Pereira Braga, Diretor de Planejamento e Programas, que representou o Secretário de Minas e Energia do Estado do Rio Grande do Sul, Sr. Lucas Redecker.


 


Memorial


Ao final da cerimônia, todos se dirigiram ao caminho de acesso ao Prédio da Reitoria, em frente à Praça da Lanchest, para o descerramento do memorial do primeiro chalé, sede da Escola de Teologia, que precisou ser demolido por conta do tempo, a cerca de três anos. A placa memorial registra um desenho do modesto chalé feito por Ervino Schmidt, na época em que era aluno do Instituto Pré-Teológico (IPT). Além disso, ali constam os nomes dos estudantes da primeira turma. O Prof. Ms. Osmar Witt fez a leitura de um breve relato, que resgatou a importância histórica do chalé. O momento foi emoldurado pela bonita apresentação do grupo de violino da Faculdades EST, regido pelo maestro e professor Jorge Alberto Inda Fernández.


 


Sustentabilidade


O momento seguinte da cerimônia foi a apresentação da reforma que incluiu a geração de energia fotovoltaica no Prédio S. A questão da sustentabilidade, levantada como bandeira pela instituição ao longo dessa última década, tem recebido muita dedicação por parte da equipe diretiva e tem o apoio do Conselho de Administração, na pessoa de seu Presidente, Sr. Hilmar Kannenberg, que é um entusiasta da iniciativa. A Faculdades EST tem investido em energia limpa, através da geração de energia fotovoltaica, primeiramente no Instituto de Ética e, agora, no Prédio S. Além disso, a instituição tem recebido o apoio dos ex-alunos do IPT, da IECLB, da Igreja Evangélica Luterana da Baviera, da Zentrum für Mission und Ökumene e outras instituições.


O Prédio S recebeu um sistema composto por 88 placas de 260W, e vai gerar em torno de 30% da energia consumida no local. 


Fique por dentro


Fique por dentro do que acontece na Faculdades EST. Confira abaixo as últimas notícias:

Receba novidades da Faculdades EST por e-mail

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST. Preencha o seu endereço de e-mail no campo ao lado para que possamos lhe enviar mais informações. Prometemos não enviar SPAM´s nem tampouco divulgar o seu endereço para terceiros.