Notícias

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST.

Intercâmbio Brasil-Alemanha trabalha perspectivas interculturais


Intercâmbio Brasil-Alemanha trabalha perspectivas interculturais

Durante o último mês, o Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da Faculdades EST, Prof. Dr. Rudolf von Sinner esteve envolvido numa série de atividades na Europa, junto com o Prof. Dr. Luís Henrique Dreher, egresso da Faculdades EST e professor na Universidade Federal de Juiz de Fora. Eles representaram o Brasil, a convite da Faculdade de Teologia da Universidade de Halle, na Alemanha, numa série de palestras, além de aproveitarem o momento para pesquisa e interação com colegas e estudantes.  

Na segunda-feira, 15, foram duas palestras, intituladas "Ciência da Religião e Teologia: caminhos afins no contexto das ciências do espírito compreendidas socio-culturalmente", com o Prof. Dr. Luís Henrique Dreher e "Teologia e Ciência da Religião: caminhos interdependentes da pesquisa sobre religião em tempos da interculturalidade e do pluralismo", com o Prof. Dr. Rudolf von Sinner, seguidas de discussão entre os participantes, na sua maioria doutorandos, doutorandas e docentes. Na terça-feira, 16, aconteceu a oficina com o Prof. Luís Henrique Dreher, sobre "Hibridismo da Ciência da Religião no contexto brasileiro: formação de teoria como geração de fatos". E na quarta-feira, 17, a oficina com o Prof. Rudolf von Sinner sobre "Religião e Teologia na esfera pública: uma comparação entre Brasil e Alemanha".

O Prof. Rudolf deve retornar a Halle em maio de 2016 para completar o período de professor visitante, junto com a consulta sobre "Reforma, Educação, Transformação" promovida pelas agências Obra Missionária Evangélica da Alemanha (EMW) e Pão para o Mundo (Brot für die Welt). Esta consulta, que será realizada em dois eventos "gêmeos", contará com 100 especialistas na área da educação e formação teológica e, mais geralmente, educação cristã, em relação à transformação social. Por isso, as agências escolheram a Faculdades EST para hospedar o primeiro evento, que acontece neste segundo semestre de 2015, entre os dias 19 e 24 de novembro, por sua inserção num contexto de alta diversidade e mobilidade religiosa, além da presença evidente das igrejas na esfera pública. O segundo evento, em Halle, ocorrerá num contexto altamente secularizado, amplamente desprovido de religiosidade e, em especial, de pertença a comunidades religiosas; 68% da população se consideram sem religião.

Os professores brasileiros foram convidados pelo Senado da Universidade, seguindo indicação da Faculdade de Teologia, mediante seu decano, Prof. Dr. Jörg Dierken (Teologia Sistemática) e vice-decano, Prof. Dr. Daniel Cyranka (Missiologia e Ciência da Religião). Estes últimos também serviram como anfitriões e interlocutores da dupla brasileira. Há interesse em aprofundar o intercâmbio no futuro. O Prof. Cyranka e o Prof. Dr. Michael Domsgen (Pedagogia da Religião) devem participar do evento que acontecerá na Faculdades EST, em novembro.

 

Faculdade de Teologia de Halle

A Faculdade de Teologia de Halle está localizada nas fundações de August Hermann Francke (1663-1727), pastor e liderança luterana de cunho pietista. Ele fundou, em 1698, um "local de plantio" para a educação de crianças e jovens, visando a transformação da sociedade por meio de educação para todos e fomento à responsabilidade de cada integrante, dentro de valores cristãos. Começou com um orfanato, além de escolas para pessoas pobres, mas também para filhos da classe alta, tanto de educação básica, quanto de preparação para o profissional técnico ou a universidade (caminho duplo de formação ainda hoje muito valorizado na Alemanha), também com modalidades para meninas. As fundações de Francke chegaram a ser uma cidade em si mesmo, à época fora dos muros de Halle. Após forte decadência durante o regime do socialismo real da então República Democrática da Alemanha (DDR, na parte oriental da Alemanha), os prédios foram totalmente reformados e a instituição é candidata para ser reconhecida como herança cultural mundial pela UNESCO. O chamado "pai da teologia protestante moderna", Friedrich Daniel Ernst Schleiermacher (1768-1834), estudou em Halle e foi professor e pregador na mesma cidade de 1804 a 1807, local onde traçou a base de seu pensamento teológico e filosófico.

Fonte: www.francke-halle.de

Reportagem: Mariana Bastian Tramontini


Fique por dentro


Fique por dentro do que acontece na Faculdades EST. Confira abaixo as últimas notícias:

  • Faculdades EST terá cursos de graduação EaD

  • ESEP realiza formatura do Curso Técnico em Enfermagem

  • Formatura das Graduações 2019/01

  • Visita à comunidade do Wallachai

  • ESEP realiza 2ª Mostra de Projetos do Curso Técnico em Enfermagem

  • Lista de aprovados e aprovadas no Vestibular de Inverno

  • Resultado da seleção para o PPG da Faculdades EST

  • Hospital Moinhos de Vento conta com estagiários de musicoterapia da Faculdades EST

  • Grupo Anima faz apresentações no final de semana

  • Doação de livros

  • Coral Vozes do Morro participa de festa na comunidade de Morro Azul

  • Bolsas de estudo para a comunidade

Receba novidades da Faculdades EST por e-mail

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST. Preencha o seu endereço de e-mail no campo ao lado para que possamos lhe enviar mais informações. Prometemos não enviar SPAM´s nem tampouco divulgar o seu endereço para terceiros.