Inscrições abertas para o XI Simpósio de Aconselhamento e Psicologia Pastoral, com o tema Amor em Rel(Ação)

Com o propósito de discutir, analisar e socializar pesquisas sobre o tema do amor, em suas diferentes ações e relações, a Faculdades EST promoverá, entre os dias 21 e 23 de setembro, o XI Simpósio de Aconselhamento e Psicologia Pastoral. As inscrições para o evento, que terá palestrantes internacionais e irá viabilizar comunicações de trabalhos, já estão abertas.

A temática para este ano foi escolhida com o propósito de lançar luz sobre as novas configurações nas relações amorosas, que desafiam a pensar nas diversas possibilidades de vivências desse sentimento. Em tempos de amor líquido, que se estende também pelo novo campo dos relacionamentos virtuais, a reflexão sobre o amor é um campo fértil de estudo e intervenção para todos os profissionais de ajuda na contemporaneidade.

O evento se propõe, assim, a lançar um olhar sobre o amor na esfera psíquica, pastoral, relacional e social, de uma forma interdisciplinar. A escolha do assunto dá continuidade aos eventos anteriores sobre Depressão (2011), Culpa (2013) e Perdão (2015). Nada mais apropriado do que o tema do “Amor” para continuar esse processo de reconstrução individual, familiar e comunitário.

Confira, abaixo, a programação completa:

21.09 - Quinta-feira

16h-19h: Credenciamento

19h: Recepção

19h30: Abertura do Simpósio

20h00: Palestra: Prof. Dr. Christoph Schneider-Harpprecht (Alemanha) – “Como falar do Amor”

22.09 - Sexta-feira

08h30: Momento de espiritualidade

09h: Palestra: Prof. Dr. Donaldo Schüler – “A História do Amor”

09h45: Plenária

10h15: Intervalo

10h45: Palestra: Psic. Iara Camaratta Anton – “Amores Tantalizantes: sofrimentos que não têm fim”

11h30: Plenária

12h: Almoço

14h: Seminários e Oficinas

16h: Intervalo

16h30-18h: Comunicações

19h: Mesa redonda: “Quando o Amor se torna revolucionário: o amor nos dias de hoje”.

1. Luis Alexandre Cerveira (Faculdade IENH e Colégio Sinodal)

2. Simone Engbrecht (Psicóloga e Psicanalista)

3. Delci Mello e Fernanda Glienke (Instituto Lenon Joel Pela Paz)

23.09 - Sábado

08h: Momento de espiritualidade

09h: Palestra: Prof. Dr. Christoph Schneider-Harpprecht (Alemanha) – O Amor como fundamento para o cuidado

10h: Reação: Profa. Dra. Blanches de Paula (UMESP)

10h30: Plenária

11h: Encerramento pelo Grupo de Pesquisa

Inscrições:

O XI Simpósio Internacional de Aconselhamento e Psicologia Pastoral é aberto para participação do público em geral. Os/as interessados/as em apenas assistirem a uma ou outra palestra e que não necessitem de emissão de qualquer tipo de certificação ou atestado podem participar do congresso sem inscrição prévia e sem custos.

Para aqueles e aquelas que desejam participar como ouvintes ou como apresentadores de trabalho (comunicação) e receber o material promocional do evento e certificação deverão realizar a inscrição clicando aqui. Estes/estas receberão certificação de participação e, se apresentadores/as, o certificado de apresentação de trabalho, desde que tenham efetivado a inscrição por meio do pagamento da taxa e, se apresentadores/as, comparecido na data e no horário definidos pela organização do evento para sua apresentação.

Investimento:

Pesquisadores/as e profissionais

Até 15/08 - R$ 220

Após 15/08 - R$ 300

Estudantes de pós-graduação, professores de escolas públicas, religiosos e líderes de ONGs

Até 15/08 - R$ 110

Após 15/08 - R$ 200