III Congresso Internacional da Faculdades EST

Tem início nesta segunda-feira, 12, o III Congresso Internacional da Faculdades EST, evento bianual que este ano vai reunir centenas de pesquisadores e pesquisadoras de renome para falar sobre o tema geral “Reforma: tradição e transformação”. “Pretendemos fomentar a análise e reflexão sobre transformação – religiosa, cultural, social – e a retomada da tradição, da memória religiosa e cultural por meio de processos de reforma”, afirma o Prof. Dr. Rudolf von Sinner, Coordenador Geral do Congresso e Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da Faculdades EST. O credenciamento para o evento tem início às 14h, nas tendas montadas no campus da Faculdades EST.

Conferência de abertura

A partir das 19h, acontece a abertura da Congresso, contando com a presença do Prof. Dr. Wilhelm Wachholz, Reitor da Faculdades EST, e o Pastor Dr. Nestor Paulo Friedrich, Pastor Presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), no Auditório do Colégio Sinodal. A música está a encargo do Grupo Gingapraquê, composto por estudantes da Faculdades EST sob direção do Prof. Ms. Daniel Hunger. Após a solenidade de abertura acontece a conferência da Profª Drª Elsa Tamez que vai abordar o tema “Justiça e Graça sem retaliação”, onde ela deve fazer uma releitura da justificação por fé em Romanos à luz da realidade atual socioeconômica e política. Após 25 anos, Tamez vai retomar as contribuições da sua releitura nos anos 80 e 90, nas quais predominava o aspecto da justiça ética, e aprofundará em novos aspectos da justificação por graça, relevantes para o contexto atual. Um contexto no qual a cobiça, a corrupção, a violência e as guerras estão destruindo a casa comum da humanidade e a própria humanidade. Na sua releitura atual da justificação, Tamez vai destacar aspectos do pecado estrutural, produzido pela cobiça e a violência sem limites, a lei como vítima e legitimadora do pecado, e a graça como perdão e misericórdia infinitos, necessários para romper o circulo da violência.

Biografia

Elsa Tamez é uma teóloga metodista e da libertação. Nascida no México, em 1950, é licenciada em Teologia em 1979, pelo Seminário Bíblico Latino Americano, e licenciada em Literatura e Linguística na Universidade Nacional da Costa Rica, em 1986. Em 1990, doutorou-se em Teologia na Universidade de Lausanne, Suíça. Foi docente e reitora da Universidade Bíblica Latino Americana, na Costa Rica, e integra o grupo de pesquisa do Departamento Ecumênico de Investigações (DEI) na Costa Rica. Já recebeu diversos prêmios por suas contribuições para uma Hermenêutica Bíblica Contextual. Requisitada conferencista internacional que,  atualmente, reside na Colômbia.

Jornalista responsável: Mariana Bastian Tramontini

• Comunidade da Paróquia Evangélica de Boa Vista conhece o campus da Faculdades EST

• Pesquisador José Roberto Limas da Silva participa de discussão sobre a metodologia da pesquisa na Faculdades EST

• Pastor Walter Altmann abre o semestre letivo do curso de Teologia da Faculdades EST