Notícias

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST.

III Congresso Internacional


III Congresso Internacional

Em 31 de outubro de 2017, a comunhão luterana, junto com suas parceiras ecumênicas, comemora, mundialmente, os 500 anos da Reforma Protestante. Nessa perspectiva, os meses que precedem a comemoração são dedicados à reflexão sobre o processo de reforma, de tradição e de transformação. A Faculdades EST nasceu, historicamente, em 26 de março de 1946, em meio à tradição protestante (unida, luterana e reformada), sendo fundada pelo Sínodo Riograndense, hoje, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). A Faculdades EST é uma instituição acadêmica e ecumênica que preza pelo fomento às relações inter-religiosas e dialoga com o mundo secular no prol do bem comum, da tolerância, do respeito, da compreensão, da comunicação e da cooperação. No foco desse trabalho acadêmico que é realizado de forma interdisciplinar no âmbito local, nacional e internacional é que surgiu o Congresso Internacional da Faculdades EST.

Entre os dias 12 e 16 de setembro, o campus da instituição estará acolhendo a terceira edição do Congresso Internacional da Faculdades EST, com o tema “Reforma: tradição e transformação”. O evento é promovido pelos Grupos de Pesquisa atuantes na instituição e seus parceiros. O objetivo deste terceiro evento é fomentar a análise e a reflexão sobre transformação – religiosa, cultural, social – e retomada da tradição, da memória religiosa e cultural por meio de processos de reforma, através de conferências, minicursos, mesas-redondas, sessões de comunicações, lançamentos de livros, rodadas de conversa, entre outros elementos da programação. “Temos um tema principal, mas, ao mesmo tempo, balizamos aportes de vários outros grupos de pesquisa, resultando nos 13 simpósios temáticos que estamos promovendo”, destaca o Prof. Dr. Rudolf von Sinner, Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da Faculdades EST e coordenador do Congresso.

 

Sobre o título do evento

O título deste III Congresso Internacional faz alusão ao começo do movimento da Reforma em 31 de outubro de 1517, quando Martinho Lutero (1483-1546) pregou as 95 teses contra as indulgências na porta da igreja do castelo de Wittenberg. Houve outros movimentos reformatórios – a começar com as ordens mendicantes a partir de São Francisco de Assis (1182-1226), os movimentos de Pedro Valdes (1140-1218), João Wycliffe (1320- 1384) e João Hus (1369-1415), antes de Lutero, e Ulrico Zuínglio (1484-1531), João Calvino (1509-1564), João Wesley (1703-1791) e outros juntos com e depois de Lutero.

Além disso, há os movimentos da Renascença e do Humanismo que fortemente influenciaram as reformas do século XVI. Portanto, no âmbito tanto religioso quanto secular – embora a própria distinção ainda não tenha adquirido, à época, tanta nitidez e evidência como aconteceria na esteira do iluminismo europeu – houve e há, ainda hoje, movimentos de reforma que se destacam por apontarem para frente, demonstrando inovação e originalidade, ao mesmo tempo em que pretendem voltar “às fontes”, numa recuperação da tradição religiosa, filosófica e teológica, sob nova ótica.

 

Somando tradição e atualidade

É preciso lembrar da mobilidade religiosa que tomou conta do nosso país, com novas igrejas sendo fundadas, diariamente, e a afirmação de 25% da população brasileira afirmando ter mudado de religião ao menos uma vez na vida. Isto também ocorre na África e na Ásia. Além disso, cresce o número dos sem-religião, ainda que em passo muito mais lento do que em outros contextos, como na Europa ocidental e central. Os fluxos migratórios de milhões de pessoas pelo mundo trazem consigo mudanças na configuração cultural e religiosa e exigem uma acolhida e “negociação” interculturalmente adequada.

“Tais processos de mudança precisam de uma parada para reflexão, analisando a forma e a pertinência de confluência ou divergência entre o velho e o novo, a tradição e a transformação nos movimentos de reforma ontem e hoje”, salienta o Prof. Rudolf. Nesta análise, serão realizadas pesquisas com abordagem interdisciplinar, desde a teologia, a ciência da religião, a história, a ciência política, a sociologia, entre outras.

 

Espaço acadêmico internacional

A primeira edição do Congresso Internacional da Faculdades EST aconteceu em 2012, com o tema “Religião e Sociedade: Desafios contemporâneos”.  Nesse primeiro evento, a intenção foi debater sobre o papel das religiões na sociedade, enfrentando suas ambiguidades e imperfeições. Em 2014, foi a vez do segundo Congresso Internacional, com o tema “Religião, Mídia e Cultura”. A intenção foi debater sobre a religião a partir do fenômeno da midiatização da sociedade.

Os congressos internacionais têm se caracterizado como espaço de interlocução para várias pesquisas, realizadas por especialistas em diferentes espaços, seja na Europa, África ou América.

Este ano, com o tema “Reforma: tradição e transformação”, acontecem 13 simpósios temáticos. A abertura do evento, na noite de segunda-feira, 12/09, às 19h, será com a Profa. Dra. Elsa Tamez (México/Colômbia), sobre “Justificação pela fé e misericórdia infinita. Uma releitura da carta aos Romanos à luz de novos tempos”, uma leitura bíblica e reformatória contextualizada. O encerramento estará a cargo do Prof. Dr. Joanildo Burity (Fundação Palmares/Recife, Brasil), que vai falar sobe a presença das religiões dentro do espaço público, com enfoque nas tradições da Reforma e suas transformações. Além das palestras do reitor da Faculdades EST e professor de História da Igreja, Prof. Dr. Wilhelm Wachholz; da Prof.ª Dr.ª Monica Jyotsna Melanchton, da Índia, professora de Antigo Testamento no Pilgrim Theological College, Parkville/Victoria (Austrália);  e da Prof.ª Dr.ª Bonnie Miller McLemore, professora de Religião, Psicologia e Cultura na Faculdade de Divindades e Departamento de Graduação em Religião da Universidade de Vanderbilt (EUA).   

Quer saber mais sobre o III Congresso Internacional da Faculdades EST? Uma inovação é o gerenciamento das inscrições via Open Conference System, disponível em português, espanhol e inglês. Acesse aqui o link.

 

XV Salão de Pesquisa

No âmbito do Congresso Internacional, ocorre também o Salão de Pesquisa da Faculdades EST, evento anual que tem o propósito de socializar pesquisas produzidas na Faculdades EST e outras instituições. A inscrição no Salão de Pesquisa garante, de igual modo, o acesso a todas as atividades do Congresso Internacional. Acesse aqui.


Fique por dentro


Fique por dentro do que acontece na Faculdades EST. Confira abaixo as últimas notícias:

Receba novidades da Faculdades EST por e-mail

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST. Preencha o seu endereço de e-mail no campo ao lado para que possamos lhe enviar mais informações. Prometemos não enviar SPAM´s nem tampouco divulgar o seu endereço para terceiros.