II Congresso Internacional da EST abordará a relação entre Religião, Mídia e Cultura

Mais de 300 participantes da América Latina, América do Norte, Europa e África estão sendo esperados para o II Congresso Internacional da Faculdades EST, evento agendado para 8 a 12 de setembro de 2014 e que abordará o tema Religião, Mídia e Cultura.

“Através deste tema amplo o congresso busca refletir sobre o papel da religião na cultura, assim como sobre o papel da cultura na religião”, explicou o coordenador geral do evento, Dr. Júlio Cézar Adam, para quem religião e cultura interdependem-se.

Segundo o professor da EST, o congresso quer olhar a relação da religião com a cultura a partir do fenômeno da midiatização da cultura. “Em que medida a cultura e a mídia são hoje uma expressão religiosa e em que medida a mídia influencia o campo religioso, as religiões e suas tradições”, questionou.

Ao tomar como pano de fundo a Copa do Mundo do Brasil, evento altamente midiatizado, Adam questionou em que medida o próprio futebol se caracteriza como uma expressão religiosa e em que medida a própria copa não assume aspectos da religião? “Estas são algumas das questões que o tema nos faz pensar e que queremos refletir na segunda edição do Congresso Internacional da EST”, frisou.

Com a abertura das inscrições agendadas para março, o evento reunirá 16 simpósios que abordarão  temas como Gênero e violência; Ensino religioso, currículo, identidade religiosa e mídia; Bíblia e interculturalidade; Arte sequencial, cultura pop e religiosidades; Pregação cristã, cultura e mídia; A função social do culto no contexto latino-americano; A visível e invisível barbárie na religião, mídia e cultura: reflexões a partir de Michel Henry; Protestantismo e repressão: resistência e submissão; Religião e teologia na esfera pública; O espírito e os espíritos: um diálogo intercultural; Imagens nupciais e metáforas eróticas na religião e na teologia; Negritude: questões africanas, afro latino americanas e os desafios contemporâneos.

O encontro também prevê palestras, comunicações e cine-fórum, além de englobar o tradicional Salão de Pesquisa da EST, destinado à iniciação científica.

“Ao participar do Congresso Internacional da EST o público terá a oportunidade de integrar simpósios que trarão seu olhar específico para o debate em torno do tema norteador do evento”, destacou o coordenador técnico de publicações, eventos e EaD da EST, Prof. Dr. Iuri Andréas Reblin.

Como instituição de formação vinculada à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), destacou o reitor, Prof. Dr. Oneide Bobsin, a EST se entende como um braço acadêmico da Igreja na sociedade e a segunda edição do congresso representará uma oportunidade para expor ao público as nossas pesquisas, já que somos reconhecidos pelo MEC como uma pós-graduação de referência internacional.

Nos próximos dias serão preparados pequenos vídeos com as sinopses de cada simpósio temático.

Jornalista responsável: Micael Vier Behs

• Docentes da ESEP em formação continuada