Notícias

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST.

Igrejas históricas protagonizam movimento de “pentecostalização”


Igrejas históricas protagonizam movimento de “pentecostalização”

O professor da Faculdades EST, Dr. Rudolf von Sinner, participou do 7ª  Congresso Internacional e Interdisiciplinar da Rede Europeia de Pesquisa em Pentecostalismo Global (GloPent) a convite de sua direção. O encontro ocorreu nos dias 1 e 2 de fevereiro, na Universidade de Heidelberg, na Alemanha.

Von Sinner apresentou resposta à conferência do cientista político Prof. Dr. Timothy Steigenga (Florida Atlantic University, Boca Raton/Flórida, EUA), que discursou sobre Pentecostalizão, política, mudança religiosa na América Latina: novas descobertas sobre velhas questões, a partir de ampla pesquisa empírica desenvolvida na década de 90 do século passado na Guatemala, país com maior taxa de pentecostais na América Latina.

Na sua apreciação, o professor da EST ressaltou a importância de enxergar o pentecostalismo como campo complexo, plural, dinâmico e contraditório e de não confundir “o político” com “política”, mas estar atento à atitude dos crentes na vida cotidiana. Também ressaltou a necessidade de valorizar mais a crença religiosa do que a afiliação denominacional, pois há uma “pentecostalização” inclusive nas igrejas históricas, não apenas no “pentecostalismo”, e de incluir fatores variados na pesquisa, inclusive teológicos: crenças, práticas, doutrinas e discursos religiosos.

Em seguida, apresentou um breve panorama do pentecostalismo brasileiro e sua contribuição para a cidadania no país, especialmente a partir de pesquisas sobre a Assembleia de Deus. Seguiu-se discussão intensa entre os mais de 90 pesquisadores presentes ao Congresso e os palestrantes.

Outros conferencistas, entre antropólogos, cientistas políticos, historiados e teólogos foram Ruth Marshall (University of Toronto, Canadá), Allan Anderson (University of Birmingham, Reino Unido), Luke Bretherton (Duke University, Durham, EUA), Gastón Espinosa (Claremont McKenna Colege, EUA), Andreas Heuser (Universität Basel, Suíça) e Jan Stievermann (Universität Heidelberg Alemanha). O coordenador foi o Dr. Jörg Haustein, assistente ao catedrático Prof. Dr. Michael Bergunder, da área de missiologia e ciência da religião da Faculdade de Teologia da Universidade de Heidelberg.

Mais informações sobre o encontro de Heidelberg podem ser acessadas através do endereço www.glopent.net

FOTO: Gastón Espinosa, Timothy Steigenga e Rudolf von Sinner


Fique por dentro


Fique por dentro do que acontece na Faculdades EST. Confira abaixo as últimas notícias:

  • Com possibilidade de bolsas da Capes, Doutorado em Teologia está com inscrições abertas até o dia 26 de agosto

  • Você sabe o que é Mindfulness? Curso de extensão sobre espiritualidade têm inscrições prorrogadas

  • Centro Beatitude da Faculdades EST participa de retiro e congresso de jovens em Brasília

  • Faculdades EST seleciona dois projetos de pesquisa para serem contemplados com bolsas de Iniciação Científica da FAPERGS

  • IENH e Faculdades EST oferecem especialização em Neurocognição e Aprendizagem; veja como se inscrever

  • Aula inaugural da Teologia recebe o Pastor e Teólogo Walter Altmann

  • Faculdades EST realiza encontro de boas-vindas ao PPG

  • Professor espanhol Juan José Tamayo Acosta fará palestra de abertura no V Congresso Internacional

  • Assessoria de projetos | Seguem até o dia 31 de julho as inscrições para vaga de teóloga feminista

  • Faculdades EST oferece cursos de extensão nas áreas da Teologia, Música e Musicoterapia; veja como se inscrever

  • Grupo de jovens da Paróquia Evangélica de Giruá faz visita guiada no campus da EST

  • Inscrições para a 2ª chamada do doutorado em Teologia da Faculdades EST seguem até o dia 3 de agosto

Receba novidades da Faculdades EST por e-mail

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST. Preencha o seu endereço de e-mail no campo ao lado para que possamos lhe enviar mais informações. Prometemos não enviar SPAM´s nem tampouco divulgar o seu endereço para terceiros.