Igrejas históricas protagonizam movimento de “pentecostalização”

O professor da Faculdades EST, Dr. Rudolf von Sinner, participou do 7ª  Congresso Internacional e Interdisiciplinar da Rede Europeia de Pesquisa em Pentecostalismo Global (GloPent) a convite de sua direção. O encontro ocorreu nos dias 1 e 2 de fevereiro, na Universidade de Heidelberg, na Alemanha.

Von Sinner apresentou resposta à conferência do cientista político Prof. Dr. Timothy Steigenga (Florida Atlantic University, Boca Raton/Flórida, EUA), que discursou sobre Pentecostalizão, política, mudança religiosa na América Latina: novas descobertas sobre velhas questões, a partir de ampla pesquisa empírica desenvolvida na década de 90 do século passado na Guatemala, país com maior taxa de pentecostais na América Latina.

Na sua apreciação, o professor da EST ressaltou a importância de enxergar o pentecostalismo como campo complexo, plural, dinâmico e contraditório e de não confundir “o político” com “política”, mas estar atento à atitude dos crentes na vida cotidiana. Também ressaltou a necessidade de valorizar mais a crença religiosa do que a afiliação denominacional, pois há uma “pentecostalização” inclusive nas igrejas históricas, não apenas no “pentecostalismo”, e de incluir fatores variados na pesquisa, inclusive teológicos: crenças, práticas, doutrinas e discursos religiosos.

Em seguida, apresentou um breve panorama do pentecostalismo brasileiro e sua contribuição para a cidadania no país, especialmente a partir de pesquisas sobre a Assembleia de Deus. Seguiu-se discussão intensa entre os mais de 90 pesquisadores presentes ao Congresso e os palestrantes.

Outros conferencistas, entre antropólogos, cientistas políticos, historiados e teólogos foram Ruth Marshall (University of Toronto, Canadá), Allan Anderson (University of Birmingham, Reino Unido), Luke Bretherton (Duke University, Durham, EUA), Gastón Espinosa (Claremont McKenna Colege, EUA), Andreas Heuser (Universität Basel, Suíça) e Jan Stievermann (Universität Heidelberg Alemanha). O coordenador foi o Dr. Jörg Haustein, assistente ao catedrático Prof. Dr. Michael Bergunder, da área de missiologia e ciência da religião da Faculdade de Teologia da Universidade de Heidelberg.

Mais informações sobre o encontro de Heidelberg podem ser acessadas através do endereço www.glopent.net

FOTO: Gastón Espinosa, Timothy Steigenga e Rudolf von Sinner

• Com possibilidade de bolsas da Capes, Doutorado em Teologia está com inscrições abertas até o dia 26 de agosto

• Você sabe o que é Mindfulness? Curso de extensão sobre espiritualidade têm inscrições prorrogadas