Notícias

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST.

IECLB hospeda seminário internacional de experiências de superação da violência


IECLB hospeda seminário internacional de experiências de superação da violência

A professora da Faculdades EST e coordenadora do SERPAZ, Ma. Marie Krahn, participou entre 24 e 28 de setembro, em Recife/PE, do Seminário de Experiências de Superação de Violência (DOVE, por sua sigla em inglês). Através de suas organizações diaconais – Casa Matriz de Diaconisas e Comunhão Diaconal e Coordenação de Diaconia –, a IECLB é membro de DOTAC-Diaconia das Américas e Caribe.

O Seminário foi organizado pela Coordenação de Diaconia da Secretaria da Ação Comunitária, em parceria com a Fundação Luterana de Diaconia e com o apoio local de DIACONIA-Recife e do projeto diaconal Pró-Ludus O Caminho, de Gravatá/PE.

Estiveram presentes ao evento três pessoas dos Estados Unidos - April Boyden, Heather Frank e Cindy Andrade Johnson -, três pessoas do Caribe - Gillian Wilson, Tanya Conliffe e Andrine Jennifer Joseph - e duas pessoas do Canadá - Ann Blaine e Margaret Robertson.

A Rev. Margaret Robertson é a atual vice-presidente do comitê executivo de DOTAC. Representando as comunhões diaconais da IECLB, participaram a diaconisa Haidi Homrich, pela Casa Matriz de Diaconisas, a diácona Vilma Petsch, pela Comunhão Diaconal, e a diácona Leila Schwingel, da Coordenação de Diaconia. Estiveram presentes também Marilu Menezes, da FLD, Mauro Souza, Secretário da Ação Comunitária, e o Pastor Sinodal Joaninho Borchardt, do Sínodo Espírito Santo a Belém.

O encontro proporcionou um espaço privilegiado onde as mais diversas experiências puderam ser compartilhadas e refletidas. Embasadas em estudos bíblicos, as discussões geraram elementos para divulgar e aprimorar os trabalhos de superação de violência nas comunhões diaconais e nas igrejas por elas representadas.

Os temas abordados pela equipe estiveram focados na violência contra a mulher, na exploração sexual de crianças e adolescentes, na violência contra imigrantes, na violência causada pelas armas e na violência causada pela pobreza. Visitas foram realizadas à instituição Diaconia Recife, ao projeto diaconal Pró-Ludus O Caminho, de Gravatá, e ao projeto de trabalho de comunicação jovem da comunidade de Peixinhos, em Olinda. Além disso, a experiência do projeto Menina Abusada, que denuncia a violência sexual contra crianças no estado da Paraíba, foi apresentada.

Reafirmou-se a convicção de que, embora avanços tenham sido alcançados, existe muito trabalho a ser feito. Tanto as comunhões diaconais quanto as igrejas com as quais elas se relacionam têm um papel importante de propor e praticar alternativas à violência.


Fique por dentro


Fique por dentro do que acontece na Faculdades EST. Confira abaixo as últimas notícias:

Receba novidades da Faculdades EST por e-mail

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST. Preencha o seu endereço de e-mail no campo ao lado para que possamos lhe enviar mais informações. Prometemos não enviar SPAM´s nem tampouco divulgar o seu endereço para terceiros.