I Colóquio Regional Sul em Arte Sequencial

Acontece neste sábado o I Colóquio Regional Sul em Arte Sequencial,  organizado pelo Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Arte Sequencial, Mídias e Cultura Pop, vinculado ao Programa de Pós-graduação da Faculdades EST, de São Leopoldo, RS e vinculado a Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial (ASPAS). Desde o início deste ano, o grupo passou a ser interinstitucional, realizando reuniões e discussões em torno da cultura pop e de histórias em quadrinhos ao menos duas vezes por mês.

O colóquio deve reunir pesquisadores e pesquisadoras, docentes e discentes que têm se ocupado com o estudo da arte sequencial nas mais diferentes áreas do saber. “A ideia é oferecer um espaço de socialização de pesquisas, buscando um mapeamento das pesquisas e de pesquisadores e pesquisadoras da região Sul, o que pode proporcionar a articulação de um grupo contínuo de discussão, em sintonia com a proposta da ASPAS”, sinaliza o Prof. Dr. Iuri Andreas Reblin, um dos coordenadores do evento.

Além do Prof. Iuri, o evento é coordenado pelos professores Renato Ferreira Machado, Gelson Weschenfelder, Paulo Felipe Teixeira Almeida e Ruben Marcelino Bento da Silva.

Já o Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Arte Sequencial, Mídias e Cultura Pop é um grupo interinstitucional, coordenado pelo Prof. Iuri Reblin, da Faculdades EST, e pelo Prof. Renato Ferreira Machado, da UniLaSalle.

A maioria dos participantes do colóquio é da região metropolitana de Porto Alegre, um pequeno grupo é de Pelotas, na região Sul do Estado, e apenas um participante é de Florianópolis. “Na medida em que essa rede for articulada pretendemos marcar encontros, pelo menos, anuais. Quem sabe um deles acontece no próximo ano, durante o III Congresso Internacional da Faculdades EST”, salienta Prof. Iuri.

Jornalista responsável: Mariana Bastian Tramontini

• Salão de pesquisa debate internet e seus recursos