Hora do Conto Africano

Todos os anos, como já é tradição, a Faculdades EST através de seu Grupo de Identidade, coordenado pelo Prof. Dr. Oneide Bobsin e Profa. Ma. Selenir Gonçalves Kronbauer, promove uma série de ações que marcam a comemoração do Dia 20 de Novembro. O objetivo desse conjunto de atividades é dar mais visibilidade para a data, que é o dia de aniversário de morte do líder negro Zumbi dos Palmares.

Entre as atividades desenvolvidas pela Faculdades EST, em parceria com a comunidade leopoldense, está a ‘Hora do Conto Africano’, que aconteceu nesta quinta-feira, 12, no Auditório do Prédio S da Faculdades EST. As turmas do 1º, 2º, 3º e 4º Ano do Ensino Fundamental e do Infantil 3 e 4  ouviram duas histórias: Pretinha de neve e os sete gigantes, de Rubem Filho, e Menina bonita do laço de fita, de Ana Maria Machado. “Os contos são trazidos para trabalhar com as crianças a questão da miscigenação das raças”, salienta a profa. Selenir Gonçalves Kronbauer, coordenadora do Grupo de Identidade da Faculdades EST.

Através da parceria com a Prefeitura, além do momento do conto, os alunos e as alunas do Colégio Sinodal assistiram uma apresentação de dança dos estudantes da Escola Cruz Vermelha de São Leopoldo. Vestidas com roupas que remetem à alegria típica da cultura africana, marcadas pelas cores fortes e alegres, as crianças embaladas pelo axé de Daniela Mercury dançaram Ilê Pérola Negra e animaram o encontro. “Através de elementos culturais que estão presentes em nosso dia a dia, como a música, vocês podem ver que a cultura afro faz parte da nossa história”, disse a profa. Selenir ao recepcionar os pequenos.

Sessão de Conto Africano para escolas municipais

Na próxima semana, nos dias 17 e 18, acontece outra Sessão de Conto Africano para estudantes das escolas municipais, com intermediação da profa. Catiane Lourenço. Os estudantes serão recepcionados na Biblioteca Pública Municipal em diferentes horários (9h, 10h, 14h30 e 15h30).

Sobre a Cruz Vermelha

A Cruz Vermelha recebe as crianças em turno integral. Na parte da manhã elas desenvolvem as atividades curriculares e no período da tarde, acontecem as atividades do contraturno, desenvolvidas através de uma série de oficinas, como futebol, capoeira, karatê, música e dança, além de jogos e muitas brincadeiras.

A profa. Kenie Vaz, coordenadora do projeto desenvolvido com as crianças, salienta que o objetivo é garantir o fortalecimento dos vínculos que elas possuem com a bagagem histórica, social e cultural do povo africano e que constituem a matriz do povo brasileiro. “Esse fortalecimento acontece através da convivência saudável e do resgate da memória”, salienta.

Dilvan Alves, estudante de Licenciatura em Música da Faculdades EST, acompanhou o grupo.

Jornalista responsável: Mariana Bastian Tramontini