História de adoção servirá de incentivo para a produção de pesquisa

A história de vida do próprio filho adotivo, hoje com 9 anos de idade, servirá de inspiração para o desenvolvimento do trabalho final da estudante do Mestrado Profissional piauiense Rossana Carvalho e Silva Aguiar, que fará um resgate histórico e antropológico, com base nos fundamentos bíblicos, da adoção.

Além da questão histórica, a professora universitária quer analisar os aspectos jurídicos que envolvem a adoção legal, assim como a afetividade e o amor que cercam a acolhida de uma criança no seio familiar. “Aqui na EST meu lado espiritual falou mais alto e, por isso, decidi tomar a história do meu filho como inspiração para a pesquisa”.

Colega de Rossana na linha de pesquisa Educação Comunitária com Infância e Juventude, o pedagogo cearense Willame Felipe teve seu trabalho final aprovado com o conceito A e já estuda a possibilidade de cursar o doutorado na EST.

Ao longo da pesquisa, Willame investigou o processo educacional desenvolvido no contexto de um assentamento rural do município de Canindé, no Ceará, estabelecendo relações entre o conteúdo pedagógico desenvolvido na comunidade e a vida no campo.  “Percebi muitas deficiências, tanto na questão estrutural quanto metodológica, bem como a falta de professores inseridos na realidade da comunidade”.

Durante o período de estudos na EST, o servidor público do Instituto Federal de Educação do Ceará teve a oportunidade de estudar ao lado de pessoas provenientes de 12 estados brasileiros. “Ao longo destas três semanas de aulas em janeiro e julho a EST reúne uma imensa diversidade de estudantes no Morro do Espelho, tornando todos absolutamente iguais”.

Willame destacou ainda a competência do corpo docente da instituição que, na sua avalição, para além de ter grande conhecimento também consegue compartilhar os ensinamentos com os estudantes.

Vinda de Manaus, a pedagoga Idelice de Jesus Alves Freitas está cursando o primeiro módulo do Mestrado Profissional. Sua pesquisa estará centrada no papel desempenhado pelo coordenador pedagógico na organização do trabalho escolar, visando a qualificação do trabalho de ensino e aprendizagem. “Eu defendo em minha pesquisa a prerrogativa de que o coordenador pedagógico escolar precisar ser, necessariamente, um pedagogo”.

Idelice acredita que o curso da EST trará benefícios diretos para a sua vida profissional e pessoal. Somado à qualificação profissional, a conclusão do mestrado possibilitará a ela uma melhor remuneração. “Além de tudo isso, a leitura dos textos trabalhados em aula e o ambiente acolhedor da EST estão me transformando enquanto pessoa”.

Após período de estudos na EST ao longo do mês de janeiro, Idelice, Rossana e os seus colegas do Mestrado Profissional estarão de volta a São Leopoldo em julho para cumprir mais um módulo de atividades acadêmicas.

Jornalista responsável: Micael Vier Behs

• Pesquisador José Roberto Limas da Silva participa de discussão sobre a metodologia da pesquisa na Faculdades EST

• Pastor Walter Altmann abre o semestre letivo do curso de Teologia da Faculdades EST

• Com possibilidade de bolsas da Capes, Doutorado em Teologia está com inscrições abertas até o dia 26 de agosto