Grupo Sangue Crioulo lançará CD durante a Semana Farroupilha

Estudante do segundo semestre do curso de Licenciatura em Música da Faculdades EST, Taicir Firmo, 22 anos, é violonista do Grupo Sangue Crioulo, que lançará o seu primeiro CD em setembro, durante as comemorações da Semana Farroupilha. Em fase de produção, o material contará com 12 faixas, sendo sete de autoria do grupo.

Impulsionado pelo sonho de ser professor, Taicir enfatiza que dominar a base teórica é fundamental para expandir e aperfeiçoar o conhecimento de qualquer músico. Ele e os outros cinco integrantes do grupo ensaiam uma vez na semana, num estúdio completo montado na casa do também violonista Leonardo Almeida.

Desde a formação do Sangue Crioulo, em 2009, o grupo nativista já realizou a abertura de shows de músicos consagrados como Luiz Marenco e Elton Saldanha. No ano passado, a canção autoral Costumes ficou entre as finalistas da 21ª edição do festival Guyanuba da Canção Nativa, realizado em Sapucaia do Sul.

Compositor e vocalista, Guilherme Inácio, 22 anos, disse que o público jovem se interessa cada vez menos pela música nativista, que geralmente resgata em seus versos aspectos sobre o tempo e o campo. “A gente tem amor pelo faz, seja tocando para mil ou para duas pessoas, e o nosso objetivo maior é não deixar esmorecer a cultura gaúcha”, enfatizou.

Realizando, em média, uma apresentação por semana, o Grupo Sangue Crioulo tem no repertório canções nativistas consagradas, a exemplo de Canto Alegretense, Guri, Potro Sem Dono e Milonga Abaixo de Mau Tempo.

“Nosso trabalho é sincero e de coração e a gente sabe que, cedo ou tarde, seremos reconhecidos”, disse Taicir.

Os CDs produzidos serão comercializados em lojas e nos show do grupo, empresariado pelo integrante do Conselho Leopoldense de Tradições Gaúchas, Gilmar Matias.

Além de Taicir, Guilherme e Leonardo, integram o grupo o gaiteiro Lucas Rodrigues, 25 anos, o compositor e percussionista Erick Gabriel, 17 anos, e o violonista Bruno Teixeira, 17 anos.

Jornalista responsável: Micael Vier Behs

• Quer fazer sua pós-graduação na EST? Inscrições para o Mestrado Profissional seguem até o dia 21 de setembro

• Inscrições de trabalhos para o V Congresso Internacional são prorrogadas

• Revista Coisas do Gênero abre chamada para trabalhos sobre a liderança de mulheres na Igreja