Grupo de trombonistas resgata uma tradição do século 19

Com a ajuda do professor Dr. Rodolfo Gaede Neto, um grupo de estudantes do curso de Teologia localizou antigos instrumentos utilizados pelos alunos do extinto Instituto Pré-Teológico (IPT) e resgatou a proposta da EST contar com um Coro de Trombonistas.

Surgidos na Alemanha no final do século 19, os grupos dedicados ao trombone representam uma marca da Igreja Luterana. Segundo o estudante Renato Estrelof, a necessidade de formar instrumentistas de sopro derivou do fato das comunidades luteranas contarem com muitos membros, o que obrigava os pastores a celebrarem seus cultos do lado de fora dos templos.

“Como o órgão não podia ser levado para a rua e o harmônio não tinha amplificação suficiente, foi tomada a decisão de se investir em instrumentos de sopro”, explica Renato.

Capixaba, o estudante Robson Peters argumenta que o objetiva do grupo de trombonistas da EST é manter viva uma tradição do Espírito Santo, estado que reúne o maior número de instrumentistas de sopro no contexto da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).

Apesar de recentemente formado, o grupo já tem apresentações agendadas na Igreja de Cristo, em São Leopoldo, e no Culto da Reforma, em Ivoti.

Além de Renato e Robson, integram o coro os estudantes Daniel Pagung, Rebeca Lahass e Odilon Duffeck.

Jornalista responsável: Micael Vier Behs

• Pesquisador José Roberto Limas da Silva participa de discussão sobre a metodologia da pesquisa na Faculdades EST

• Pastor Walter Altmann abre o semestre letivo do curso de Teologia da Faculdades EST

• Com possibilidade de bolsas da Capes, Doutorado em Teologia está com inscrições abertas até o dia 26 de agosto