Grupo da Faculdades EST em Lisboa

Entre os dias 5 e 13 de maio, um grupo de docentes e discentes da Faculdades EST esteve em Lisboa, na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia, para participar em dois eventos internacionais: O 1º Fórum Internacional de Ensino Religioso e o 1º Congresso Lusófono de Ciência das Religiões – Religiões e Espiritualidades, Cultura e Identidades.

O Prof. Dr. Remí Klein e Profa. Dra. Laude Erandi Brandenburg acompanharam o grupo de doutorandas e doutorandos: Sandra Fátima Gusso, Iarani Galúcio Lauxen, Paulo Felipe Teixeira Almeida e Vanildo Zugno.

O Fórum foi importante para a pesquisa do Ensino Religioso no Brasil, pois fez um paralelo sobre o Ensino Religioso em Portugal e em outros países, mostrando semelhanças e diferenças na prática dessa área escolar em diferentes países, incluindo o Brasil e a Colômbia.

Prof. Dr. Remí Klein e a Profa. Dra. Laude Erandi Brandenburg coordenaram um Simpósio Temático  do Congresso de Ciência das Religiões, com o tema Currículo, Identidade Religiosa e Práxis Educativa, que teve um bom grupo de participantes, divulgando as experiências da prática docente, fruto de pesquisas de campo.

Docentes e discentes apresentaram trabalhos, participaram da discussão dos assuntos e acompanharam as atividades externas do Congresso de visitações a diferentes espaços religiosos como um templo sikh, uma mesquita, uma sinagoga e um templo hindu. Além disso, o grupo acompanhou o desenrolar de um evento religioso católico, a procissão das velas, no Santuário de Fátima, que juntou em torno de 100 mil pessoas.

O congresso analisou diferentes fenômenos religiosos e o impacto que os eventos religiosos podem ter sobre as pessoas. Em Fátima, percebeu-se como a fé pode mexer com as emoções das pessoas que buscam, inclusive, a possibilidade de cura para suas doenças. Nos espaços hinduístas, percebeu-se a forte presença cultural e religiosa preservando tradições.

Durante o congresso juntou-se ao grupo o doutorando Josué Berlesi, orientando do Prof. Remí, que está em Lisboa para uma bolsa sanduíche na Universidade Nova de Lisboa.

Foi um tempo de aprendizado, convivência e muitas reflexões acompanhadas de novas ideias e temas para futuras investigações.