Notícias

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST.

Formaturas 2015/1


Formaturas 2015/1

A turma de formandos do curso de Bacharelado em Teologia deste inverno é eclética, apesar das quatro formandas serem gaúchas, uma novidade para um curso que, normalmente, reúne pessoas de diferentes regiões do estado e do país.

Cristina Lückmeier é natural de Estrela e realizou seu estágio na pastoral hospitalar do Hospital Moinhos de Vento e hoje está em funções pastorais na cidade de Cruzeiro do Sul, no Sínodo Vale do Taquari. “Nós fomos e somos chamados e chamadas para andar, pois somos sementes de Deus. Sementes de amor. E Deus nos convida para que nós sejamos instrumentos e sinal do seu poder criador. Deus nos chama para sermos comunicadores e comunicadoras da sua palavra. Deus nos chama para irmos além da nossa formação acadêmica. Que Deus nos acompanhe e nos de força para a nossa caminhada”, disse Cristina. Camila Luísa Faber Kerber atua na Paróquia Primavera, de Novo Hamburgo. “Meu período de estudos na EST foi de grande valia, pude ver a Teologia com outros olhos, diferentes da comunidade. Ali tive novas experiências, pude buscar novas respostas, questionamentos, dúvidas, entre outros. A partir deste período, unido com o trabalho em comunidade, conheci aquilo que quero viver para toda a minha vida: o ministério voltado e baseado em Deus”, disse Camila. “A EST foi uma casa de acolhida desde o início quando iniciei meus estudos em 2011”, lembrou Fabiane Schmidt. “Quando nos sentimos bem em algum lugar os sonhos e os obstáculos se tornam mais fácil e a Faculdades EST foi fundamental para concretizar minha formatura e sentir que depois de tantos anos de estudo tudo valeu a pena”, salientou Fabiane. Para Vanize Martins Flores fazer faculdade é mais do que aprender e reter conhecimento. “Nela aumentamos a nossa rede de amigos e vivenciamos experiências maravilhosas”, disse Vanize. “Sou grata a Deus pela oportunidade e desejo louva-lo todos os dias como Teóloga. Conclui a faculdade por e para Deus, para a Igreja que é Dele, por aqueles que ainda não conhecem a Palavra de Deus e pela Comunidade Surda que carece de Jesus Cristo!! Muito obrigada a Faculdades EST por realizar o meu sonho e me guiar no caminho do aprendizado e amadurecimento teológico”, ressaltou Vanize.

Entre os rapazes, a peculiar trajetória de André Kosloski, que está se formando após 16 semestres de curso, é, sem dúvida, inusitada. André saiu de Marechal Cândido Rondon, no Paraná, uma das maiores comunidades luteranas do Brasil, para cursar Teologia na Faculdades EST. Durante estes anos, realizou alguns intercâmbios estudantis. Morou um ano em Cuba, esteve durante duas semanas no Quênia, na África do Sul, e fez estágio durante um ano na cidade de Palmitos, em Santa Catarina. Renato Endlich veio do Espírito Santo para se integrar a comunidade leopoldense. Everton Mesquita saiu de São Lourenço do Sul para cursar teologia, onde teve a oportunidade de realizar o intercâmbio na Alemanha. "Os cinco anos e meio de estudos na Faculdades EST foram de suma importância para a formação do meu caráter e da ética que irei exercer no futuro ministério. A possibilidade de fazer o estágio num contexto missionário e pobre do sertão nordestino e contrastar com um ano de intercâmbio na Alemanha fizeram eu perceber o quão dinâmico e diverso é o Reino de Deus", destacou Everton. E Felipe Kirsch veio do litoral gaúcho, de Tramandaí.

O paraninfo da turma será o Prof. Dr. Júlio Cezar Adam e o Professor Homenageado é Prof. Dr. Flávio Schmitt. “Parabenizo todos e todas pela conquista, que possam desfrutar dessa benção nos próximos passos de suas vidas”, disse Prof. Flávio. A funcionária homenageada é Sirlei Trindade, que ficou surpresa com o convite. “Os estudantes conseguiram me emocionar, estou realmente muito agradecida”, disse ela.

Na cerimônia de formatura, o juramentista será Everton Mesquita e a oradora Cristina Lückmeier. "O juramento é um grande momento. O que iremos jurar no dia da formatura deve ecoar por toda a nossa vida enquanto teólogos e teólogas", destacou Everton.

A equipe litúrgica do culto de ação de graças da cerimônia de formatura será composta por Camila, Fabiane e Renato. E o pregador será o Prof. Ms. Verner Hoefelmann.

A cerimônia de formatura será neste sábado, 18, a partir das 18h, no auditório do Colégio Sinodal. 

Formatura em gabinete

Alguns estudantes optaram pela formatura em gabinete, que acontecerá na sexta-feira, 17, às 11h, no auditório do Prédio H.

Pelo curso de Bacharelado em Teologia irão se formar Daniel Streb Richter, Elisabeth Kayser Kirsch, Jairo Machado Baccin, Miqueias Holz, Sergio Sarter, Thiago Almeida Silveira e Thyeles Moratti Precilio Borcarte Strelhow.

Silvia Karpss e Caroline Leonhardt são as formandas do curso de Bacharelado em Musicoterapia. Silvia conta que desde o seu primeiro dia na Faculdades EST, em março de 2003, ao ingressar na primeira turma do curso de Musicoterapia, encontrou amigos, mestres, conhecimento e apoio. “Agora, formada, espero trabalhar com empenho e dedicação, ajudando a divulgar e fazer mais conhecida essa profissão que tanto me encanta e tem proporcionado a tantas pessoas uma melhor qualidade de vida”, ressalta Silvia, que já trabalha com musicoterapia em uma escola de música e tem recebido convites para trabalhar em outros locais.

Reportagem: Mariana Bastian Tramontini


Fique por dentro


Fique por dentro do que acontece na Faculdades EST. Confira abaixo as últimas notícias:

Receba novidades da Faculdades EST por e-mail

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST. Preencha o seu endereço de e-mail no campo ao lado para que possamos lhe enviar mais informações. Prometemos não enviar SPAM´s nem tampouco divulgar o seu endereço para terceiros.