Formandos são instigados a utilizar o dom das palavras e da música para cuidar das pessoas

Em solenidade de formatura celebrada neste sábado, bacharéis em Teologia foram animados pela secretária de formação da IECLB, Débora Conrad, a aceitarem o chamado de Deus e, a partir da sólida base teórica adquirida ao longo dos anos de estudo na EST, edificarem uma comunidade jovem e uma igreja viva.

“O conhecimento acumulado na EST precisa agora dialogar com a realidade para que vocês possam despertar a fé nas pessoas e atender às demandas da Igreja”, disse Débora.

À formanda em musicoterapia, Maurien Bernandes, a coordenadora do curso e paraninfa, Profª. Ma. Sofia Dreher, relembrou que aquela noite não era apenas um momento de festa, vitória e conquista, mas principalmente de superação. “A Maurien e todos os formandos aqui presentes integram uma minoria de 6% da população entre 25 e 34 anos que conseguiu concluir o nível superior”, enfatizou Sofia.

Em seu discurso, Maurien relembrou a sua trajetória no curso, iniciada em 2006. Ao longo deste período, experienciou o trabalho de musicoterapeuta em diferentes áreas de atuação, descobrindo que na prática clínica o pouco representa muito. “Um simples gesto, um olhar ou um momento de silêncio têm grande valor no trabalho clínico”, disse Maurien ao tentar expressar a felicidade que sentia em relação à profissão que escolheu exercer.

Oradores do curso de Teologia, Pamela Milbratz e Elmo Kempf relembraram as aulas, os cultos, os retiros, as viagens, as festas, os bailes e os momentos de integração vividos ao longo dos últimos anos no Morro do Espelho. Recordaram, do mesmo modo, os momentos de saudade, de divergências, de crises de fé e de medo do desconhecido que marcaram o período de estudos na EST e que foram vencidos, comprovando a certeza da escolha que fizeram ao ingressar no curso anos atrás.

Paraninfo da Teologia, o Prof. Dr. Carlos Artur Dreher disse que o mesmo frio na barriga e a mesma tremedeira que sentiu há 40 anos, quando se formava, sentia agora ao discursar para o grupo de formandos. Emocionado, ele sublinhou que aquele horizonte distante da formatura havia sido vencido, mas que outros horizontes surgiriam ao longe para demostrar que a esperança “não deixa de estar sempre à nossa frente”.

Encarregado de encerrar a solenidade, o reitor da EST, Prof. Dr. Oneide Bobsin, recordou a mensagem proferida pelo pregador do culto de ação de graças que antecedeu o ato de formatura, Prof. Dr. Júlio César Adam, e entusiasmou o grupo a falar sobre a Faculdades EST em todos os cantos e lugares que o caminho do ministério os fizer percorrer.

O reitor também responsabilizou os formandos, que tiveram o privilégio de estudar numa instituição reconhecida por sua excelência acadêmica junto ao MEC, a estenderem esse privilégio a outras pessoas que buscam a formação superior.

Também integraram a mesa de autoridades o vice-reitor da EST, Prof. Dr. Remí Klein e o coordenador do curso de Teologia e professor homenageado, Prof. Dr. Rodolfo Gaede Neto.

Ao longo da solenidade, a formanda Maurien prestou homenagens à professora Ma. Adriana Dewes Presser e à funcionária Rosenilda da Rosa Garcia e os estudantes de Teologia homenagearam a funcionária Sabrina de David.

Jornalista responsável: Micael Vier Behs

• Salão de pesquisa debate internet e seus recursos