Formandos são animados a utilizar seus dons em benefício dos mais necessitados

Ao rememorar os tempos de juventude, quando no final da década de 1960 aprendeu a usufruir da liberdade enquanto aluno do extinto Instituto Superior Teológico (IPT), o pastor Carlos Dreher disse aos formandos em Teologia e Musicoterapia da EST que todo o conhecimento acumulado durante os anos de faculdade serão agora efetivamente aplicados, “quando aprendemos a ser bons no ofício que escolhemos através da vivência diária nas comunidades”.

“Não foram vocês que escolheram estar aqui; Ele é quem escolheu vocês”, afirmou Dreher a cada um dos formandos, inspirando-lhes a serem canais para transmitir a boa notícia do Evangelho em seus distintos locais de trabalho, seja como teólogos ou como musicoterapeutas.

Ao público que lotou as dependências do auditório do Colégio Sinodal no sábado, 7 de dezembro, os formandos em Musicoterapia, Alessandra Zabka e Thomaz Eduardo Nunes, relembraram os aprendizados obtidos em aula e o trajeto percorrido para a concretização de um sonho iniciado debaixo das árvores da EST, “quando nos juntávamos para tocar violão e fazer piquenique”.

Oradores da turma de Teologia, Stéfani Niewöhner e Jefferson Schmidt disseram que ao longo dos anos de estudos no Morro do Espelho não aprenderam apenas uma profissão, mas tornaram-se pessoas mais sensíveis à vida e comprometidas com o outro e com toda a criação, respeitando cada indivíduo em suas diferenças.

Paraninfa da turma de Musicoterapia, a Profª. Dra. Laura Franch Schmidt da Silva destacou que a utilização da música para a promoção da saúde e da dignidade representa um trabalho complexo. “Vocês têm um dom especial, pois muitos sonham em ser musicoterapuetas, mas desistem quando o sonho se torna realidade”, disse ela aos seus ex-alunos Alessandra e Thomaz.

Paraninfo da turma de Teologia, o Dr. Lothar Carlos Hoch recordou que apenas na década de 90 o curso passou a ser reconhecido oficialmente pelo Ministério da Educação (MEC) e que a EST desempenhou papel decisivo neste processo. “Assim sendo, esse pastor e professor que vocês escolheram como vosso paraninfo, nunca chegou a receber um diploma de Bacharel em Teologia”, disse Lothar. “Sou apenas, mas com muito orgulho, um pastor da IECLB”, complementou.

Em representação à presidência da IECLB, a Secretária de Formação, Cat. Ms. Débora Conrad, ressaltou a preocupação com a formação dos pastores que passarão a “anunciar a palavra de Deus em nome da Igreja”. Ao fazer menção à nota máxima atribuída pelo MEC ao curso de Teologia em recente avaliação, Débora disse que a IECLB pode contar com a EST para uma formação consistente do seu quadro de ministros e ministras.

No discurso final da solenidade, o reitor da EST, Prof. Dr. Oneide Bobsin, fez alusão ao líder sul-africano Nelson Mandela. Assim como Mandela, ensinou Bobsin, a conquista de uma causa nobre requer paciência e espera. Assim como o povo africano, finalizou, vamos sair às ruas para celebrar a festa da vida.

Também estiveram presentes à formatura o vice-reitor da EST, Prof. Dr. Remí Klein, o presidente do Conselho de Administração da EST, Sr. Hilmar Kannenberg, o pastor sinodal Edson Streck, o coordenador do curso de Teologia, Prof. Dr. Rodolfo Gaede Neto, e a coordenadora do curso de Musicoterapia, Profª. Ma. Sofia Dreher.

Foto: Dilceu Witzke

Jornalista responsável: Micael Vier Behs

• Quer fazer sua pós-graduação na EST? Inscrições para o Mestrado Profissional seguem até o dia 21 de setembro

• Inscrições de trabalhos para o V Congresso Internacional são prorrogadas