Falecimento Prof. Dr. Vítor Westhelle

A Faculdades EST lamenta, com muito pesar, o falecimento do Prof. Dr. Vítor Westhelle, ocorrido no dia de ontem, 13 de maio, na cidade de Chicago, onde residia. O Prof. Westhelle, nascido em Taquara em 25 de janeiro de 1952, fez seus estudos de graduação em teologia na então Faculdade de Teologia da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), de 1972 a 1977. Concomitantemente, estudou, durante alguns anos, sociologia na Unisinos, e atuou como jornalista. Concluídos seus estudos de graduação, seguiu para a Lutheran School of Theology at Chicago (Escola Superior Luterana de Teologia em Chicago - LSTC), onde fez estudos de pós-graduação de 1978 a 1984, recebendo o título de doutor com a tese “Religião e representação: um estudo das teorias críticas de Hegel sobre ‘Vorstellung’ e sua relevância para o hegelianismo e a teologia”. Durante os últimos anos de sua formação já vinha lecionando no Luther Northwestern Theological Seminary. Retornando ao Brasil, assumiu pastorado na paróquia da IECLB em Matelândia, Paraná, atuando também com a Comissão Pastoral da Terra (CPT), cujo núcleo estadual chegou a coordenar. Em 1989, foi convidado para lecionar como professor de Teologia Sistemática na Escola Superior de Teologia, hoje Faculdades EST, onde permaneceu até meados de 1993. Chamado a lecionar na LSTC, voltou a Chicago, onde atuou até o seu falecimento. De 2011 a 2016 assumiu, durante oito meses por ano, a Cátedra de Pesquisa em Lutero, financiada pela Igreja Evangélica Luterana da Baviera, na Faculdades EST.

O Prof. Westhelle tornou-se voz proeminente de uma teologia luterana a partir da América Latina, juntando ampla erudição desde filósofos pré-socráticos até discursos pós-coloniais, passando por sua ênfase que foi a teologia de Lutero. Entre as temáticas que mais o cativaram estão libertação, criação, apocalíptica e escatologia. Como perspectiva transversal define o próprio Prof. Vítor a Teologia da Cruz, o que, antes de ser uma temática específica, define o jeito de ser do teólogo. Mestre ímpar da palavra nas suas prédicas, aulas e conferências, interessou-se de modo especial pelas fissuras, liminalidades e marginalidades. Com grande sensibilidade ouvia e ecoava os gritos das pessoas e populações invisibilizadas.  Acompanhou e orientou estudantes de forma competente e sempre atenciosa, com olhar crítico, sempre interessado em propiciar crescimento. Procurado conferencista no mundo inteiro, foi professor visitante na Dinamarca e na África do Sul, colaborou com o departamento de Teologia da Federação Luterana Mundial e colocou o luteranismo e a perspectiva latino-americana sobre Lutero no cenário mundial. As muitas mensagens e posts que estão chegando são sinal de seu amplo reconhecimento.

O Conselho de Administração da Faculdades EST, em sua reunião de 6 abril deste, decidiu outorgar título de doutor honoris causa ao Prof. Vítor em reconhecimento de sua atuação humana, pastoral e acadêmica. Como diz a justificativa pela concessão, o Prof. Vítor “percorreu o mundo sempre atento ao que a teologia pode dizer num momento crítico da história, sem concessões fáceis, mas sempre com um olhar para aquelas pessoas que são tornadas invisíveis para o sistema dominante.”

Em sua mensagem de aceitação, o Prof. Vítor ressaltou que recebeu a notícia com “surpresa e uma boa dose de humildade” e que, “ainda que não me ache inteiramente merecedor desta distinção a aceito com alegria e gratidão”. Estava pretendo chegar a São Leopoldo em setembro para receber o título durante o IV Congresso da Faculdades EST. Ante o falecimento, o título será outorgado postumamente e entregue a um familiar, dentro de um ato de homenagem que será amplamente divulgado oportunamente.

Entre suas numerosas publicações, destacamos os livros disponíveis em português: O Deus escandaloso. O uso e abuso da cruz. Trad. Geraldo Korndörfer. São Leopoldo: Sinodal, EST, 2008;

O evento igreja. Chamado e desafio a uma igreja protestanteTrad. Hans A. Trein. São Leopoldo: Sinodal, EST, 2017; Fides et Ratio. Temas na teologia e na filosofia suscitados por Lutero e a Reforma do século XVI, este livro editado junto com Roberto E. Zwetsch. São Leopoldo: Sinodal, EST; São Paulo: ASTE, 2017.

Deixa enlutado sua esposa, Christiane, seus filhos Carlos Henrique, André e Felipe, suas netas Ana Carolina e Gabriela Marie e demais familiares, amigos e amigas. A comunidade acadêmica da Faculdades EST expressa sua solidariedade com a família enlutada e sua gratidão pela vida e pelo testemunho do Prof. Vítor.

Jesus Cristo diz: não os deixarei órfãos, voltarei para vocês. (João 14,18)

• Pesquisador José Roberto Limas da Silva participa de discussão sobre a metodologia da pesquisa na Faculdades EST

• Pastor Walter Altmann abre o semestre letivo do curso de Teologia da Faculdades EST

• Com possibilidade de bolsas da Capes, Doutorado em Teologia está com inscrições abertas até o dia 26 de agosto