Notícias

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST.

Falando sobre cultura pop...


Falando sobre cultura pop...

Falando sobre cultura pop...

Docentes da Faculdades EST contribuem com o Blog Infosfera da Rádio Atlântida

 

Muita gente pensa que a Teologia é uma área distante do cotidiano de todos nós, mas a Teologia não forma apenas Ministros e Ministras; ela forma pessoas capazes de trabalhar de forma humanística uma série de eventos, acontecimentos ou situações. O teólogo não precisa estudar necessariamente somente temas religiosos, aliás, essa é uma confusão comum, a de que o teólogo deve ser um religioso. Muitas vezes, isso não é necessário.

A Teologia está intimamente ligada com a Sociologia, a Filosofia e a Educação. Ou seja, uma formação dentro da grande área das Ciências Humanas. Por isso, seus debates incidem e refletem fortemente sobre temas da atualidade.

Foi assim que surgiu o Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Arte Sequencial, Mídias e Cultura Pop, um grupo interinstitucional coordenado pelo Prof. Dr. Iuri Andréas Reblin, da Faculdades EST, e pelo Prof. Dr. Renato Ferreira Machado, da UniLaSalle. “Trata-se de um grupo interdisciplinar porque a perspectiva de análise é justamente essa de promover a troca de conhecimentos entre áreas afins”, salienta Prof. Iuri, lembrando que o grupo tem representantes de Teologia, Pedagogia, Sociologia, Filosofia e Educação. “Além disso, somos um grupo interinstitucional, com apoio da Faculdades EST e do UniLaSalle, o que torna bastante promissor o nosso debate”, diz. O grupo reúne-se a cada quinze dias no UniLaSalle, onde promove discussões com estudantes de graduação e pós-graduação sobre o tema da cultura pop, especificamente das histórias em quadrinhos.

A iniciativa do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Arte Sequencial, Mídias e Cultura Pop foi tão interessante que eles receberam o convite para contribuir com a produção de textos no Blog Infosfera, da Rádio Atlântida.  Ou seja, eles saem do espaço acadêmico para falar com o público consumidor de HQs, justamente para buscar uma aproximação da pesquisa com o público que consome cultura pop. “O legal é que nossos posts têm uma boa repercussão, recebendo uma média de 10 mil acessos, o que é bastante significativo”, destaca Prof. Iuri. “Nós somos leitores de quadrinhos desde crianças, passando pela nossa adolescência e persistindo até a idade adulta. O que conseguimos foi integrar esse envolvimento com os HQs à nossa formação profissional. Chega um momento em que você percebe que aquilo que você está lendo por diversão pode ser objeto de estudo, então, resolvemos fazer pesquisa sobre isso”, destaca Prof. Renato.

O desafio dos pesquisadores é, justamente, distensionar a linguagem dura do espaço acadêmico e transformá-la em uma linguagem acessível. “Quem consome quadrinhos, cinema, séries, vai começar a ver isso com outros olhos depois de nos ouvir falar”, garante Prof. Renato, salientando que essa trajetória na Atlântida é uma espécie de reencontro com eles mesmos. “É como se estivéssemos escrevendo para nós mesmos, na época em que nós éramos adolescentes”, diz.

Ficou curioso? Quer saber mais? Então acesse a Infosfera e procure pelas postagens do grupo Cult de Cultura. Vá lá e confira esse post sobre o Capitão Planeta e o Desastre de Mariana.

 

I Colóquio Regional Sul em Arte Sequencial

Recentemente o grupo realizou o I Colóquio Regional Sul em Arte Sequencial, organizado pelo Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Arte Sequencial, Mídias e Cultura Pop, que é vinculado à Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial (ASPAS). A maioria dos participantes do colóquio era da região metropolitana de Porto Alegre, um pequeno grupo era de Pelotas, na região Sul do Estado, e apenas um participante de Florianópolis. “Na medida em que essa rede for articulada, pretendemos marcar encontros, pelo menos, anuais. Talvez um deles aconteça agora em 2016, durante o III Congresso Internacional da Faculdades EST”, salienta Prof. Iuri.

Jornalista responsável: Mariana Bastian Tramontini

 


Fique por dentro


Fique por dentro do que acontece na Faculdades EST. Confira abaixo as últimas notícias:

Receba novidades da Faculdades EST por e-mail

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST. Preencha o seu endereço de e-mail no campo ao lado para que possamos lhe enviar mais informações. Prometemos não enviar SPAM´s nem tampouco divulgar o seu endereço para terceiros.