Notícias

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST.

Faculdades EST promove palestra com P. Dr. Martin Junge


Faculdades EST promove palestra com P. Dr. Martin Junge

Com tema “Em Direção a uma Cidadania Empoderada!”, evento marca o início do semestre dos cursos de graduação



O pastor Dr. Martin Junge palestrou na Aula Inaugural das Faculdades EST, evento aberto e com transmissão ao vivo que aconteceu na última segunda, dia 14. Martin Junge nasceu no Chile e exerceu a função de Secretário Geral da Federação Luterana Mundial (FLM) entre novembro de 2010 e outubro de 2021. 


Durante a palestra, Junge abordou a perspectiva da educação e sua importância em diferentes momentos históricos, mencionando o ensino a partir da perspectiva do ministério de Jesus Cristo, da Reforma Protestante de Martinho Lutero e, por fim, da educação como chave para as transformações e desafios presentes na Igreja a nível global nos dias de hoje.


Ao falar do chamado para dar início à Reforma, o palestrante relembra a preocupação de Lutero com os abusos e inverdades criadas pela Igreja na época e inocentemente sendo acatadas pelas pessoas. “Lutero não tolera o abuso teológico e o que isso causa nas pessoas, oferecendo falsas certezas e as explorando”, enfatiza. As contribuições da Reforma luterana para a educação no mundo se baseiam na percepção de que o analfabetismo é um terreno ideal para manipulação, desinformação, engano e abuso de poder e, por isso, a educação se torna essencial na superação desse problema.


Também na Reforma, pontua Junge, Lutero resgata o protagonismo e a responsabilidade do povo de Deus na vida da Igreja, por meio do sacerdócio universal de todas as pessoas crentes. Por meio da teologia da vocação, acontece a revalorização do espaço secular e público, com foco na construção do diálogo e no rompimento da ordem hierárquica vigente. 


“Se Deus quisesse que as coisas fossem em preto e branco, Deus teria criado o mundo em preto e branco”, reflete o ex-secretário geral da FLM, enquanto pontua sobre as principais mudanças do contexto atual. Entre elas, Junge ressalta alterações no centro de gravidade da Igreja, do norte global para o sul global; alterações na demografia e no rosto da igreja; secularismo/pluralismos religiosos e identitários; bem como dificuldades na cooperação resultantes da polarização e fragmentação social, além do aumento do racismo, homofobia, machismo e outras conquistas sociais estabelecidas.


Para além das mudanças contextuais, Martin Junge também coloca como desafio a sustentabilidade das estruturas e igrejas construídas pelo mundo ao longo dos anos, trazendo incertezas em temas como membresia, vocação teológica e questões financeiras. Contudo, o palestrante reconhece a importância da Faculdades EST no tema da Sustentabilidade, por meio das atividades desenvolvidas pelo Instituto Sustentabilidade América Latina e Caribe, bem como a contribuição do centro de formação para a pesquisa e produção de materiais teológicos, como por exemplo a Política de Justiça de Gênero, amplamente divulgada e traduzida para inúmeras igrejas da Comunhão global. 


Com um testemunho pessoal sobre sua trajetória, Martin Junge encerrou a sua apresentação com um chamado para a importância de manter a abertura ao diálogo e a escuta, adicionando novos capítulos por meio da fé e por meio do dom da vida.


Confira a palestra na íntegra:



Fique por dentro


Fique por dentro do que acontece na Faculdades EST. Confira abaixo as últimas notícias:

  • Pesquisador José Roberto Limas da Silva participa de discussão sobre a metodologia da pesquisa na Faculdades EST

  • Pastor Walter Altmann abre o semestre letivo do curso de Teologia da Faculdades EST

  • Com possibilidade de bolsas da Capes, Doutorado em Teologia está com inscrições abertas até o dia 26 de agosto

  • Você sabe o que é Mindfulness? Curso de extensão sobre espiritualidade têm inscrições prorrogadas

  • Centro Beatitude da Faculdades EST participa de retiro e congresso de jovens em Brasília

  • Faculdades EST seleciona dois projetos de pesquisa para serem contemplados com bolsas de Iniciação Científica da FAPERGS

  • IENH e Faculdades EST oferecem especialização em Neurocognição e Aprendizagem; veja como se inscrever

  • Aula inaugural da Teologia recebe o Pastor e Teólogo Walter Altmann

  • Faculdades EST realiza encontro de boas-vindas ao PPG

  • Professor espanhol Juan José Tamayo Acosta fará palestra de abertura no V Congresso Internacional

  • Assessoria de projetos | Seguem até o dia 31 de julho as inscrições para vaga de teóloga feminista

  • Faculdades EST oferece cursos de extensão nas áreas da Teologia, Música e Musicoterapia; veja como se inscrever

Receba novidades da Faculdades EST por e-mail

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST. Preencha o seu endereço de e-mail no campo ao lado para que possamos lhe enviar mais informações. Prometemos não enviar SPAM´s nem tampouco divulgar o seu endereço para terceiros.