Notícias

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST.

Faculdades EST presente em eventos de musicoterapia


Faculdades EST presente em eventos de musicoterapia

Encerrou na segunda-feira, 02, no Rio de Janeiro, o XV Simpósio Brasileiro de Musicoterapia, o XV Encontro Nacional de Pesquisa em Musicoterapia e o I Seminário Estadual de Musicoterapia. O objetivo dos eventos foi estimular e divulgar as pesquisas realizadas no campo da musicoterapia; debater pensamentos teóricos; apresentar novas práticas de atuação dos musicoterapeutas; fortalecer a Musicoterapia no SUS/SUAS; e contribuir para a visibilidade da Musicoterapia no Brasil.

A musicoterapeuta Profa. Maryléa Elizabeth Ramos Vargas, coordenadora do Bacharelado em Musicoterapia da Faculdades EST, esteve presente, juntamente com as estudantes Ana Caroline Heller, Graziela Pires, Maira Francini Fortes e Maria Helenita Nascimento Bernal.

O evento apresentou uma visão geral da profissão nas políticas públicas (SUS, SUAS, projetos sociais) bem como em outros campos de atuação, como educação, assistência social, pesquisas e saúde. Foram apresentados projetos e pesquisas desenvolvidas em diferentes espaços do nosso país.

No decorrer do Simpósio, aconteceu o Fórum de Coordenadores de Cursos de Graduação Brasileiros de Musicoterapia onde, pela primeira vez, todas as instituições que oferecem a graduação em Musicoterapia estiveram representadas pelos respectivos coordenadores. “Esse momento foi muito importante, pois um dos assuntos debatidos foram as matrizes curriculares de todas as instituições”, ressaltou Profa. Maryléa ao relatar sobre a necessidade de nortear a estruturação dos cursos de formação em Musicoterapia no Brasil.

Segundo ela, foram momentos de muita aprendizagem e de troca de experiências que revelam ainda mais os benefícios que a Musicoterapia oferece para a qualidade de vida e saúde dos indivíduos que a procuram.

O grupo de alunas também gostou da oportunidade de compartilhar experiências. “Também foi importante conhecer profissionais que atuam em diferentes áreas em um vasto campo de atuação da Musicoterapia”, disse Maira Francini. “O Simpósio foi convivência, realimentação, aprendizagem e certeza de que a Musicoterapia está cada vez mais se reafirmando como profissão, assim como cada vez mais está presente na melhoria de qualidade de vida das pessoas através das políticas públicas, assim como atuando de forma multidisciplinar integrando-se a outras profissões”, salientou Maria Helenita.

“Foi uma experiência incrível e que nos motiva a seguir em frente na busca de mais conhecimento. A Musicoterapia está tomando seu espaço, e lutamos para que cada vez mais as pessoas a conheçam, trazendo mudanças significativas na vida de quem usufrui dessa terapia”, destacou Ana Caroline.

“O Simpósio foi significativo ao trazer as interfaces da musicoterapia no Brasil. Saber que a musicoterapia pode estar presente em todos os âmbitos de atendimento na área da saúde, do básico ao complexo, que até mesmo em uma sala de espera de familiares pode ser nosso setting clínico, motivou-nos a continuar nessa formação tão especial onde a música está a serviço da saúde e bem estar de todos”, enfatizou Graziela.

Jornalista responsável: Mariana Bastian Tramontini


Fique por dentro


Fique por dentro do que acontece na Faculdades EST. Confira abaixo as últimas notícias:

Receba novidades da Faculdades EST por e-mail

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST. Preencha o seu endereço de e-mail no campo ao lado para que possamos lhe enviar mais informações. Prometemos não enviar SPAM´s nem tampouco divulgar o seu endereço para terceiros.