Notícias

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST.

Faculdades EST prepara celebração de 70 anos


Faculdades EST prepara celebração de 70 anos

Durante os próximos 365 dias a Faculdades EST deve promover uma série de eventos acadêmicos e culturais. O objetivo é marcar o momento histórico na vida institucional da Faculdades EST, que comemora, em 2016, 70 anos de excelência em ensino, pesquisa e extensão. São 70 anos de formação acadêmica, um percurso longo, mas com uma história que pouca gente conhece. Para o Reitor, Prof. Dr. Wilhelm Wachholz, EST e ESEP já evidenciam tanto na identidade institucional quanto em ações que presente e futuro estão de mãos dadas. “A recuperação de prédios históricos, como o Prédio H e o Prédio F, é o passado sendo colocado a serviço do presente e do futuro. O mesmo vale para o Prédio do Instituto de Ética, como projeto pioneiro de geração de energia fotovoltaica”, ressalta.

 

Selo 70 anos

Para marcar a celebração, a reitoria da Faculdades EST fez o lançamento do selo comemorativo que deve estar presente em todos os registros pelos próximos dias, até 26 de março de 2016. A proposta foi criada pela Agência Mythos Comunicação, de Santa Catarina.

“O selo comemorativo EST 70 anos mostra que a atuação da Faculdades EST já sobrepujou suas fronteiras e que este avanço se deu pela dedicação das pessoas envolvidas e comprometidas com a instituição”, indica o texto de apresentação da nova arte.

A construção deste selo unifica e engrandece os pilares sobre os quais a Faculdades EST se edifica: o ensino, a pesquisa e a extensão, mostrando que durante sete décadas, este legado nunca foi esquecido. “A principal missão da EST e da ESEP é formar profissionais para humanizar relações, seja por enfermagem, música, musicoterapia ou teologia. Também assim nos lançamos para o futuro, na certeza de que a missão da instituição é dignificar a vida humana”, diz Wachholz.

 

Eventos especiais

Ao longo do ano, a instituição deve acolher eventos promovidos por outras instituições, como o Encontro da Lelut, que ocorre em setembro. Além disso, em maio, acontece a semana do Curso Técnico em Enfermagem e as noitadas musicais dos Cursos Técnicos em Música. Em agosto, a Faculdades EST sedia o IV Congresso Latino-Americano de Gênero e Religião. E em novembro será a vez da Semana da Música e do projeto EST+Cultura, que deve levar música e conhecimento às escolas da região.

 

Meta no social

Nesse contexto de enfrentar os desafios, surge a perspectiva da Faculdades EST como um pólo de tecnologia social, ou seja, um espaço em que as pesquisas refletem sobre ações na comunidade. Neste sentido, o Espaço Diversidade acolhe iniciativas de Gênero e Religião, Direitos Humanos, Identidade, Trabalho com Indígenas e Intercâmbio de Estudantes. “Com estes Programas, Núcleos de Pesquisa e Programas de Extensão a Faculdades EST busca estabelecer parcerias com setores públicos, privados, sociedade civil e igrejas, a fim de qualificar as pessoas para que a cidadania transcenda em muito a fome consumista da sociedade”, esclarece o Prof. Dr. Oneide Bobsin.

 

Linha do tempo

Em 26 de março de 1946, iniciou a primeira turma da Escola de Teologia. Desde então, a formação acadêmica no Morro do Espelho tem conquistado seu espaço e avançado na capacitação de profissionais, qualificando-os para atuação nos diversos âmbitos sócio-culturais que demandem conhecimentos especializados nas áreas das ciências humanas, sociais aplicadas, linguística, letras, artes e saúde. Em 1957, passa a ser denominada Faculdade de Teologia e, em 1985, Escola Superior de Teologia. E, desde 2007, recebe a denominação de Faculdades EST.

Em 1985 inicia o Curso Livre de Música Sacra. Em 1983, surge o Programa de Pós-Graduação em Teologia, em nível de Mestrado, ampliado em 1991 para o Doutorado. Desde 2002, o Programa de Pós-Graduação da Faculdades EST é avaliado pela CAPES como curso de excelência. Em 2002, é criado também o Programa de Pós-Graduação em nível de Mestrado Profissional.

Com a chegada dos anos 2000, surge um novo desafio: a formação profissionalizante, através da Escola Sinodal de Educação Profissional (ESEP), oferecendo Cursos Técnicos em Música, Composição e Arranjo e Enfermagem, tendo este último atualmente uma parceria com a UNIMED Vale dos Sinos, contribuindo assim com a qualidade da formação técnica nesta área.

Em 2004, é lançado o Curso de Bacharelado em Musicoterapia, uma novidade na região Sul do país. Em 2011, inicia o Curso de Licenciatura em Música, participando, inclusive, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), com inserção de estudantes em escolas da cidade, como E.ME.F. Rui Barbosa, E.ME.F. João Goulart e E.ME.F. Clodomiro Viana Moog.

Com essa trajetória, a formação acadêmica no Morro do Espelho segue firme nos seus objetivos de oferecer ensino de excelência em todos os níveis de formação. Como sinaliza o lema da Faculdades EST: “O talento é seu. A gente só aperfeiçoa.”

O Prof. Ms. Osmar Luiz Witt, responsável pelo arquivo histórico da IECLB, que funciona junto à Faculdades EST, sinaliza que a Faculdades EST sempre foi um espaço de criação e comprometimento com a realidade brasileira. “Neste espaço foram gestados projetos proféticos que ajudaram as comunidades da Igreja a responderem aos desafios do contexto nacional e latino-americano”, ressalta Prof. Osmar.

 

A Faculdades EST fica na Rua Amadeo Rossi, 467 – Morro do Espelho.

Outras informações pelo telefone 2111-1400 ou pelo e-mail relacionamento@est.edu.br

Outras informações sobre a história da Faculdades EST no link: http://www.est.edu.br/conheca-a-est/historia

Jornalista responsável: Mariana Bastian Tramontini


Fique por dentro


Fique por dentro do que acontece na Faculdades EST. Confira abaixo as últimas notícias:

Receba novidades da Faculdades EST por e-mail

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST. Preencha o seu endereço de e-mail no campo ao lado para que possamos lhe enviar mais informações. Prometemos não enviar SPAM´s nem tampouco divulgar o seu endereço para terceiros.