Notícias

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST.

Faculdades EST no Fórum Social Mundial


Faculdades EST no Fórum Social Mundial

Na última semana, durante o Fórum Social Mundial, foi realizada uma reunião entre lideranças ligadas ao Comitê Nacional de Respeito à Diversidade Religiosa vinculado à Secretária de Direitos Humanos. O órgão consultivo é composto por representantes da sociedade civil e de órgãos do governo federal.

Entre os expositores estavam César Baldi, da Secretaria de Governo da Presidência da República; Prof. Clemildo Anacleto, do Centro Universitário Metodista IPA; Edoarda Scherer, vice-presidente da Rede Ecumênica de Juventude; e Graziela Pires, graduanda em Musicoterapia da Faculdades EST e integrante da equipe do Relatório de Violência e Intolerância Religiosa da Secretaria dos Direitos Humanos.

A proposta foi uma roda de conversa sobre direitos humanos e promoção do respeito à diversidade religiosa, sobre a garantia da laicidade do Estado e da liberdade de culto e crenças. “Durante a conversa Prof. Clemildo contou um pouco da história do Comitê, do qual Cesar e Edoarda também integram, e de suas ações ao longo dos anos de sua existência”, relatou Graziela.

Cesar falou de sua experiência na perspectiva do direito e ressaltou que o Supremo Tribunal Federal está analisando a disciplina de Ensino Religioso nas escolas, que, hoje, consta como oferta obrigatória, porém com adesão facultativa pelos educandos. Nessa pauta de discussões surgem questionamentos do tipo: “Quem deve ministrar a disciplina?” ou “Qual deve ser a grade de conteúdos?” o que demanda muito estudo por parte do Supremo para desenvolver uma metodologia que contemple os anseios da sociedade, segundo ele.

Graziela relatou sua experiência sobre o assunto na escola, as dificuldades da escola em lidar com a temática e os desafios enfrentados pelos docentes. Também falou da pesquisa que desenvolve junto ao Ministério da Igualdade Racial, sob a coordenação do Prof. Alexandre Brasil, sobre a intolerância religiosa no Brasil.

Edoarda lembrou a importância do Comitê, por ser um contraponto na sociedade, sempre atento a tudo que acontece no país relativo ao tema. E ressaltou que a participação dos jovens, através da REJU, é muito importante. Na quinta-feira, 21, aconteceu a Marcha pela Liberdade Religiosa, com a participação de representantes da sociedade civil, que interagiram e apresentaram suas experiências pessoais referentes à temática.

“Para mim, foi um momento rico, de trocas e conversas acerca de um tema que precisa muito ser discutido por toda a sociedade em busca da tão sonhada paz”, destacou Graziela.

Jornalista responsável: Mariana Bastian Tramontini

 

 


Fique por dentro


Fique por dentro do que acontece na Faculdades EST. Confira abaixo as últimas notícias:

  • Faculdades EST terá cursos de graduação EaD

  • ESEP realiza formatura do Curso Técnico em Enfermagem

  • Formatura das Graduações 2019/01

  • Visita à comunidade do Wallachai

  • ESEP realiza 2ª Mostra de Projetos do Curso Técnico em Enfermagem

  • Lista de aprovados e aprovadas no Vestibular de Inverno

  • Resultado da seleção para o PPG da Faculdades EST

  • Hospital Moinhos de Vento conta com estagiários de musicoterapia da Faculdades EST

  • Grupo Anima faz apresentações no final de semana

  • Doação de livros

  • Coral Vozes do Morro participa de festa na comunidade de Morro Azul

  • Bolsas de estudo para a comunidade

Receba novidades da Faculdades EST por e-mail

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST. Preencha o seu endereço de e-mail no campo ao lado para que possamos lhe enviar mais informações. Prometemos não enviar SPAM´s nem tampouco divulgar o seu endereço para terceiros.