Notícias

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST.

Faculdades EST na Guatemala


Faculdades EST na Guatemala

Entre os dias 15 e 18 de outubro, a professora Laude Brandenburg e o professor Roberto Zwetsch estiveram na capital da Guatemala para participar da XI Jornada Teológica e Assembleia de CETELA – Comunidade de Educação Teológica Ecumênica Latino-Americana e Caribenha, cujo tema de estudos foi “Pedagogia e Educação Teológica na América Latina”, e realizadas na sede de SEMILLA – Seminário Anabatista Latino-Americano.

Na noite do dia 15, na Igreja Presbiteriana Central da capital guatemalteca, foi celebrado o culto de abertura oficiado pela professora Adelaida Jiménez, Presidente de CETELA, e pelo professor Dan González, Secretário Executivo e Reitor da Comunidade Teológica do México. A pregação esteve a cargo do professor e Reverendo presbiteriano Milton Mejía, atual Secretário Geral do CLAI – Conselho Latino-Americano de Igrejas, que baseou sua mensagem no texto de Paulo aos Romanos 12.1s.

Os trabalhos da Jornada iniciaram logo após o culto com a conferência magistral do Prof. Dr. Ricardo Blanco Beledo, uruguaio que vive no México. De formação teológica e psicanalítica, é docente emérito da Universidade Autônoma do México e reverendo anglicano. Em sua conferência, ele fez uma descrição da situação contemporânea e da crise de época em que vivem as sociedades da América Latina e do mundo no início de século 21. “O grande desafio que enfrentamos na educação teológica é a completa defasagem de nossos recursos educacionais e pedagógicos. Com formação na teologia da segunda metade do século 20, docentes de mais de 40 anos sentem grande dificuldade para estabelecer o necessário diálogo com a cultura midiática deste novo tempo. Há uma profunda crise diante das novas subjetividades que se estão construindo atualmente”, ressaltou Ricardo Blanco, durante sua palestra. “Docentes de teologia antenados com a crise cultural e social devem encontrar os caminhos para compreender esta crise e aprender a dialogar com a juventude que busca nas faculdades de teologia preparar-se para o ministério cristão nas igrejas e na sociedade”, observou Roberto Zwetsch. “Um mundo que conhecíamos e no qual nos sentíamos seguros já não existe mais. Temos que definitivamente buscar outras formas de pensar, articular e construir uma teologia atenta para a vida e o resgate de sua dignidade”, salientou Ricardo Blanco.

A Jornada continuou nos dias 16 e 17 com uma segunda conferência de Ricardo Blanco e três mesas temáticas que foram desenvolvidas na forma de oficinas. A Mesa 1 com o tema “Pedagogia e currículo”, com a Dra. Susana Rosal, da Guatemala; a Mesa 2 com o tema “Pedagogia e Gênero”, com a Profa. Ma. Blanca Cortés, da Nicarágua; e a Mesa 3 com o tema “Pedagogia e Investigação/Pesquisa”, com a Dra. Laude Brandenburg da Faculdades EST, Brasil. À tarde, aconteceu de forma intermitente a Assembleia de CETELA que definiu o Plano de Trabalho para o próximo triênio e a eleição da nova Junta Diretiva, que ficou assim constituída: Adelaida Jiménez, Presidente; Roberto Zwetsch, vice-presidente; Blanca Cortés, secretária; Rafael Escobar, tesoureiro; Vicenta Mamani, Vogal; e como suplentes Efraín Barrera, Fernando Xavier e Javier Goitia.  

Para a Profa. Laude foi uma experiência renovadora. “Assim como na história do Pássaro Encantado de Rubem Alves, volto da Assembleia e Jornada sobre Educação Teológica de CETELA com novas cores em minha vida. Há muitos desafios e possibilidades para uma educação teológica contextualizada em solo latino-americano e caribenho”, destacou Laude. Segundo ela, a Faculdades EST, junto com outras instituições, está integrada na busca de uma pedagogia e pesquisa voltadas ao contexto latino-americano. O desafio que ficou para os participantes do evento foi estabelecer redes de pesquisa e apoio mútuo na educação teológica da América Latina.


Fique por dentro


Fique por dentro do que acontece na Faculdades EST. Confira abaixo as últimas notícias:

Receba novidades da Faculdades EST por e-mail

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST. Preencha o seu endereço de e-mail no campo ao lado para que possamos lhe enviar mais informações. Prometemos não enviar SPAM´s nem tampouco divulgar o seu endereço para terceiros.