Notícias

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST.

Faculdades EST lamenta o falecimento de Peter Nash


Faculdades EST lamenta o falecimento de Peter Nash

A Faculdades EST lamenta profundamente o falecimento do Prof. Dr. Peter Nash, que atuou na instituição como professor entre os anos de 1996 e 2003. 

Nash nasceu em Saginaw, Michigan, nos Estados Unidos da América, em 9 de agosto de 1953, de uma família simples. Conquistou dois doutorados, um em 1979, em Filologia, e outro em 1992, em Filosofia.

Em 1996, ele se mudou para São Leopoldo/RS, onde morou por 8 anos. Na Escola Superior de Teologia/ IEPG (agora Faculdades EST/PPG) ele foi Professor do Antigo Testamento e das Línguas Semíticas. Foi coordenador de pesquisa para “Negritude na Bíblia e na Igreja”, fundador do Grupo Identidade e fundador e editor da revista Identidade.

Nas suas próprias palavras ele considerou assim este chamado: Eu sou a história de dois bispos marrons, Herzfeldt e Malpica, [da Igreja Evangélica Luterana na América – ELCA] que conspiraram para enviar um terceiro homem marrom para a igreja luterana mais branca nas Américas.”

A tarefa era fortalecer os laços entre a ELCA e a IECLB (Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil) e a IELB (Igreja Evangélica Luterana do Brasil) e ajudar a IECLB a abrir as suas portas para a sociedade brasileira mais ampla.

Em 2003 Nash voltou para Estados Unidos da América para ser professor na Faculdade de Wartburg, em Waverly, Iowa. Recentemente havia se aposentado de sua posição da Cátedra de professor Franklin I. e Irene Saemann, em Comunidades do Mundo, no Wartburg College, em Iowa. Nessa posição ele também atuou como assistente ao presidente para Diversidade e Inclusão, assim como de Diretor do Programa de Ações Afirmativas (cotas).

Em 14 de setembro de 2016, Nash recebeu o título de Honoris Causa pela Faculdades EST por sua atuação e dedicação à missão de abrir as portas da EST, da IECLB e IELB para outras etnias, e seu trabalho de releitura da Bíblia sob a ótica da negritude.

Na ocasião, Nash agradeceu a homenagem, dizendo: “Eu quero agradecer a Faculdades EST por esta homenagem. Ela mostra que houve movimento, ação e aprendizado, e que o movimento continua e eu encorajo a qualquer pessoa que tiver a oportunidade que venha crescer conosco.

Dr. Peter Nash veio a falecer na manhã do dia 15 de abril, segunda-feira, em Waverly, Iowa, nos Estados Unidos da América. Ele deixa enlutada a sua esposa Jette Irgens, que também foi estudante da Faculdades EST, uma filha – Carrie, dois filhos – Theo e Simon e um enteado – Tobias, além de outros familiares e amigos e amigas.

À família, de forma muito especial, e ao grande círculo de amizade, expressamos nossa solidariedade, na esperança da ressurreição.

 

Reitoria da Faculdades EST

 


Fique por dentro


Fique por dentro do que acontece na Faculdades EST. Confira abaixo as últimas notícias:

Receba novidades da Faculdades EST por e-mail

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST. Preencha o seu endereço de e-mail no campo ao lado para que possamos lhe enviar mais informações. Prometemos não enviar SPAM´s nem tampouco divulgar o seu endereço para terceiros.