Notícias

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST.

Faculdades EST articula redes no México


Faculdades EST articula redes no México

A convite da Comunidad Teológica de México, formada por um consórcio de seis igrejas protestantes, e com apoio da Federação Luterana Mundial, o Prof. Dr. Prof. André S. Musskopf esteve entre os dias 13 e 28 de outubro no México realizando diversas atividades acadêmicas. Na Comunidad Teológica, André ministrou um curso de extensão sobre Teologia Queer. Além disso, proferiu uma palestra promovida pelo Seminário Luterano de Augsburgo; participou do encontro de capelães, coordenado por Ricardo Blanco; e ministrou aula na disciplina de Teologias Contextuais, sob responsabilidade da Profa. Dra. Marilu Rojas.

Fora do ambiente protestante, o Prof. André participou de atividades e esteve em contato com instituições católicas. No dia 21/10, participou de uma aula com religiosas de diversas ordens, junto com a Profa. Dra. Marilu Rojas, na Conferencia de Superiores Mayores de Religiosos de México (CIRM). Além disso, participou da Bienal Teológica 2014 da Unión de Instituciones Teológicas Católicas en México (Uitcam) e proferiu Conferência sobre Teologias das masculinidades e jovens.

Durante sua estadia no México, concedeu entrevista à Rádio Trece sobre o Sínodo da Família realizado pelo Vaticano durante esses dias e participou de reuniões e conversas com estudantes, docentes e lideranças de diversas instituições. “Nesses encontros, tive a oportunidade de falar sobre minhas pesquisas e dos projetos que participo, apresentei o Programa de Gênero e Religião e a Faculdades EST, com o objetivo de estabelecer parcerias e formas de cooperação entre a EST e instituições do México”, ressaltou Prof. André Musskopf.

“Foi uma experiência muito rica de intercâmbio tanto em questões acadêmicas quanto culturais. Tive a oportunidade de conhecer diversas instituições mexicanas. Acredito que o trabalho colaborativo entre esses dois contextos tem muito a contribuir para a produção teológica latino-americana”, destacou Prof. André.

A relação do Programa de Gênero e Religião e da Faculdades EST com o México já vem de algum tempo. Em 2013, Angela del Consuelo Trejo Haager, Coordenadora do Seminário Luterano, esteve na Faculdades EST para o encontro de Teólogas Luteranas da América Latina. No mesmo ano, Amanda Motta Castro, integrante do Núcleo de Pesquisa de Gênero e atual Assistente de Projetos do PGR, realizou intercâmbio de estudos de doutorado. E em 2014 a Profa. Dra. Edla Eggert realizou seus estudos de pós-doutorado no México e ministrou disciplina na Comunidad Teológica.

Prof. André também teve a oportunidade de visitar diversos sítios turísticos, culturais e religiosos. Sua visita coincidiu com manifestações pelo desaparecimento de 43 estudantes normalistas da cidade de Ayotzinapa. No dia 22/10 ocorreu uma grande Marcha e manifestação em frente ao Palácio do Governo Federal reivindicando o retorno dos estudantes.

Em seu último compromisso no México, André participou da Pré-Conferência Inter-religiosa que antecedeu a 27ª Conferência Mundial da International Lesbian, Gay, Bisexual, Trans and Intersex Association (ILGA), organizada pela Global Interfaith Network for people of all Sexes, Sexual Orientations and Gender Identity and Expressions. Na Pré-Conferência o Prof. André participou do Painel Accessing Human Rights Bodies.

Jornalista responsável: Mariana Bastian Tramontini


Fique por dentro


Fique por dentro do que acontece na Faculdades EST. Confira abaixo as últimas notícias:

Receba novidades da Faculdades EST por e-mail

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST. Preencha o seu endereço de e-mail no campo ao lado para que possamos lhe enviar mais informações. Prometemos não enviar SPAM´s nem tampouco divulgar o seu endereço para terceiros.