Faculdades EST 1946 – 2016

No dia 26 de março deste ano a Faculdades EST comemorou sete décadas de atuação. Vinculada à Rede Sinodal de Educação e identificada com a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), a Faculdades EST pauta-se pelo diálogo intereclesial, inter-religioso e intercultural. Sua história está intimamente relacionada com a imigração alemã no Sul do Brasil e com a tradição no ensino de Teologia no país. Ao longo dos anos, as transformações sócio-tecnológicas também exigiram da EST uma nova posição do mercado educacional. Além da Teologia, dois novos cursos de graduação passaram a integrar o portfólio da ‘nova’ Faculdades EST: a Licenciatura em Música e o Bacharelado em Musicoterapia. E surgiram os Cursos Técnicos em Enfermagem, em Música e em Instrumento Musical e Canto, que integram a Escola Sinodal de Educação Profissional (ESEP), a escola profissional da Faculdades EST.

Compromisso histórico

A Faculdades EST firma-se, de forma renovada, com base em três pilares: tem compromisso com a Identidade, reafirmando as raízes histórico-teológicas em solo nacional; com a Excelência, através da qualidade na pesquisa, no ensino e na extensão; e com a Sustentabilidade, através, não somente do cuidado com o nosso espaço, mas o respeito por um modelo de gestão e sua relação com a sociedade e as demais organizações que contribuem com a instituição.

Isso pode ser comprovado por meio das qualificações recebidas pela Faculdades EST. Recentemente, o curso de Licenciatura em Música, um dos mais recentes da instituição, recebeu o conceito 5 (numa escala de 1 a 5), dos avaliadores do MEC. Isso representa uma grande vitória para corpo docente, discente e para os gestores da instituição. Aqui se faz educação com responsabilidade, promovendo a humanização de processos e relações.

Jubileu 70 anos

A Faculdades EST firma-se como uma instituição comunitária. E é dentro desse espírito de compartilhamento que convida todos e todas, que fizeram ou ainda fazem parte dessa história, a se unirem com o corpo técnico-administrativo, docentes e discentes, em gratidão, nas comemorações. “A Faculdades EST foi criada por muitas mãos, sendo assim, sua história inclui cada pessoa que aqui trabalhou e se formou. Somos uma grande comunidade e para celebrar os 70 anos, convidamos todos e todas a compartilhar conosco as alegrias e conquistas, abraçando juntos os novos desafios”, destacou o Prof. Dr. Wilhelm Wachholz, reitor da Faculdades EST.

Programação domingo, 17/04

09h - Acolhida (Auditório do Colégio Sinodal)

09h30 - Culto Festivo, com pregação do P. Presidente da IECLB, Dr. Nestor Paulo Friedrich (Auditório do Colégio Sinodal)

10h30  - Reflexões sobre os 70 anos e acolhida dos presentes (Auditório do Colégio Sinodal);

11h30  - Descerramento da placa memorial da primeira sede da Escola de Teologia;

-  Visitação às reformas do Prédio S e inauguração do sistema de produção de energia fotovoltaica;

12h30  -  Almoço no Refeitório do Prédio S (Informações 2111.1400)

• Quer fazer sua pós-graduação na EST? Inscrições para o Mestrado Profissional seguem até o dia 21 de setembro

• Inscrições de trabalhos para o V Congresso Internacional são prorrogadas

• Revista Coisas do Gênero abre chamada para trabalhos sobre a liderança de mulheres na Igreja