Extermínio de adolescentes e jovens é tema de livro

O auditório do Colégio Sinodal, em São Leopoldo (RS) recebeu centenas de pessoas para o lançamento da publicação Desvelando percepções de uma realidade: o extermínio de adolescentes e jovens, realizado na noite de 7 de agosto. O livro, que  busca desvelar a situação de violência vivenciada por adolescentes e jovens em São Leopoldo, integra as ações do Projeto Comunidade Ativa, executado pelo PROAME CEDECA, com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental e da KNH – KinderNotHilfe e foi realizado em parceria com o Programa Gênero e Religião, da Faculdades EST. O evento também marcou a aula inaugural da Faculdades EST, com a presença do sociólogo, pesquisador e professor, José Vicente Tavares dos Santos.

Durante sua participação no evento, José Vicente destacou a necessidade da participação dos jovens em espaços públicos e a importância de tornarmos visível a realidade de violência a que muitos adolescentes estão expostos. Ao falar sobre o momento de lançamento, a diretora executiva do PROAME CEDECA, Odete Zanchet, afirmou que o livro é uma obra realizada a muitas mãos e aborda uma questão que, muitas vezes, não queremos enxergar. “Mas ela existe, está aí, e é preciso desvelar essa realidade”, disse. O responsável pela organização do livro e da pesquisa, parceiro do PROAME CEDECA e coordenador do Programa Gênero e Religião da EST, professor André Musskopf, lembrou a importância de a universidade trabalhar temas como esse. “Adolescentes e jovens de nossa cidade estão sendo sistematicamente exterminados e exterminadas por sistemas de exclusão que demarcam as suas trajetórias de vida”, revelou.

A cerimônia de lançamento da publicação contou com a presença do presidente do PROAME CEDECA, Allan Ervin Krahn; do reitor da EST, Oneide Bobsin; da diretora de Direitos Humanos da Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos, Eliene Amorim; do coordenador da KNH Brasil Sul, Sérgio Soares; da deputada federal, Maria do Rosário Nunes e do integrante do Fórum de Adolescentes e Jovens, Kevin Richard da Silva, além dos autores e autoras dos livros.

O Fórum Municipal de Crianças e Adolescentes também participou, realizando uma intervenção artística. Sob orientação da oficineira de Teatro, Anita Coronel, os jovens apresentaram uma esquete emocionante e provocadora, utilizando trechos extraídos do livro. Foram aplaudidos de pé pelos participantes do evento.

A publicação “Desvelando percepções de uma realidade – o extermínio de adolescentes e jovens” é, sem dúvida, um livro carregado de emoções, de dor e de muita verdade. É também uma forma de chamar a atenção para a existência do extermínio e para a necessidade urgente de valorizar a vida. Como destacou a assistente social do PROAME CEDECA, Jaira Garske, ao apresentar o livro, “o  próximo passo é aceitar o convite para entrar nesse debate e assumir o compromisso de construir conjuntamente ações e estratégias para o enfrentamento dessa realidade”. O convite está feito.